Cólica menstrual: visão integrativa do Ayurveda
Esse é o terceiro post sobre Cólica Menstrual, dessa vez complementando com a abordagem do Ayurveda.
Como o sangue menstrual é formado?
Assim como na Medicina Chinesa, vemos a importância da NUTRIÇÃO na formação do sangue para a saúde menstrual.
O Ayurveda reforça não somente a qualidade da alimentação mas como aumentar a qualidade da capacidade digestiva (AGNI). Muitas vezes, quando esse fogo digestivo está baixo, o metabolismo fica lento, existe pouca assimilação de nutrientes e o acúmulo de biotoxinas (AMA), que podem estar presentes nos tecidos e nos canais pélvicos, contribuem para a cólica.
🔹 Toda dor tem origem em um desequilíbrio do dosha VATA (ar + éter), que comanda o sistema nervoso.
A seguir, explico a importância de equilibrar o dosha VATA para um ciclo menstrual saudável e como isso tem relação com o estresse.
Além de alterar os fluxos energéticos, o estresse impacta no eixo hipotálamo-hipófise-ovário, que comanda a produção hormonal.
A presença do FRIO na região pélvica também é um ponto em comum com a visão da Medicina Chinesa que comentei no artigo anterior.
Além de cuidar do aquecimento e movimento do corpo para ativar o metabolismo, incluir alimentos e ervas de potência quente são formas de equilibrar VATA.
O tratamento no Ayurveda prioriza o equilíbrio dos doshas, alimentação e o GERENCIAMENTO DO ESTRESSE por meio de práticas vitalistas, técnicas de respiração, aromaterapia e ervas, além de desacelerar o ritmo durante o período menstrual.
Cuidar de TODAS as fases do ciclo é a melhor forma de ter um ciclo menstrual saudável sem cólicas. Um período é consequência de como foi o anterior. Assim como a forma com que cuidamos dos ciclos ao longo da vida reflete como será a transição para a Menopausa.
Cólicas constantes sinalizam a necessidade de olhar com mais carinho para as necessidades do corpo, da mente e da alma.
medicina chinesa
O fluxo menstrual é um subproduto dos tecidos mais básicos do corpo. Depois de ingerir um alimento, ele percorre os 7 tecidos principais: plasma, sangue, tecido muscular, tecido adiposo, tecido ósseo, tecido nervoso, tecido reprodutivo.
MENSTRUAÇÃO – ARTHAVA
é um subtecido formado a partir de:
PLASMA – RASA DHATU
TECIDO SANGUÍNEO – RAKTA DHATU
plasma e sangue
O plasma é um veículo de nutrição que carrega hormônios, vitaminas, minerais, água.
Quando essa camada é saudável e flui livremente, os nutrientes e também os resíduos circulam para que possam deixar o corpo com facilidade.
E o segundo tecido, o SANGUE, libera o excesso de calor de PITTA (fogo + água), durante a menstruação.
plasma e sangue
O plasma e o sangue são os dois primeiros tecidos a serem agravados por excesso dos doshas VATA, PITTA, KAPHA. Por isso, ao observar o fluxo e suas características, podemos ver quais doshas estão em desequilíbrio: cor, quantidade, densidade, presença de coágulos e dor.
Se existe a presença de biotoxinas, oriundas da alimentação mal digerida, nos canais da região pélvica, isso afeta a circulação e pode contribuir para a cólica.
VATA
Toda dor tem origem em um desequilíbrio do dosha VATA (ar + éter), que comanda o sistema nervoso.
No região pélvica, o subdosha APANA VAYU atua promovendo o fluxo para baixo e para fora.
Quando VATA está em desequilíbrio, a natureza FRIA, SECA e “ÁSPERA” causa a contração dos vasos sanguíneos nos tecidos reprodutivos, resultando em dor na parte inferior das costas e no abdômen.
prana vayu
O primeiro subdosha de VATA é PRANA VAYU, que rege as atividades cerebrais. O excesso de pensamentos e o estresse crônico concentram o fluxo energético em uma direção ascendente oposta ao movimento descendente do fluxo menstrual. Assim, VATA desgovernado compromete a descida do fluxo, contribuindo para a dor e, em alguns casos, para a constipacão intestinal.
O tratamento no Ayurveda prioriza o equilíbrio dos doshas, alimentação, a desintoxicação e o GERENCIAMENTO DO ESTRESSE por meio de práticas vitalistas, técnicas de respiração, aromaterapia e ervas, além de desacelerar o ritmo durante o período menstrual.
✨ Desenvolvi toda essa abordagem integrativa no programa terapêutico Ciclo Feminino Natural. uma programa completo a partir dos conhecimentos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Se você quer regular o seu ciclo de forma natural, parar com o anticoncepcional, sofre com cólicas, TPM, endometriose, adenomiose, cistos, mioma, pólipos, candidíse e infecções, desconfortos do climatério e menopausa, esse programa pode te apoiar. Clique aqui para saber mais.
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
Conteúdo exclusivo no Instagram, atualizado diariamente.
Clica no ícone para seguir!