fbpx

Select Page

Ciclo feminino: endometriose, visão do Ayurveda

Ciclo feminino: endometriose, visão do Ayurveda

Como naturóloga, apresento uma visão integrativa da endometriose abrangendo a perspectiva do Ayurveda, da Medicina Chinesa e e da Naturologia/Naturopatia em relação às causas e a um tratamento complementar.

Esse artigo traz a abordagem do Ayurveda e na semana que vem publico a concepção da Medicina Chinesa sobre o assunto.

A endometriose não é somente uma questão restrita ao sistema reprodutivo. É uma condição inflamatória, multissistêmica e complexa.

É um distúrbio no qual os tecidos que formam o revestimento interno do útero, o endométrio, crescem fora da cavidade uterina e podem se acumular nas trompas de Falópio, nos ovários, na região pélvica, no intestino e até em outras regiões do corpo.

Algumas mulheres são predispostas geneticamente a desenvolver a doença, mas fatores como estresse, alimentação e desequilíbrio hormonal estão entre as condições que podem desencadear o problema.

Sendo uma condição multifatorial, alguns dos aspectos que podem estar envolvidos são desregulação de:

  • sistema imunológico
  • sistema endócrino
  • capacidade digestiva – toxinas
  • fígado – metabolização hormonal
  • microbiota intestinal : disbiose
  • insuficiências nutricionais
  • má circulação sanguínea e circulação linfática.

Os sintomas podem incluir: fluxo menstrual pesado, cólica menstrual, dor na região abdominal, dor durante a relação sexual, inchaço, prisão de ventre, diarréia. Também podem ocorrer sintomas relacionados como enxaqueca e cistite.

O quadro de dominância estrogênica está relacionado à endometriose – quando há maior produção de estrogênio e menor produção de progesterona. No artigo Ciclo feminino: dominância estrogênica falo mais a respeito. 

O fígado precisa metabolizar os alimentos que consumimos e os hormônios em excesso também. Assim, um processo de desintoxicação e uma alimentação correta, anti-inflamatória e com os nutrientes adequados para a produção hormonal é uma parte muito importante do tratamento.

A endometriose pode causar sintomas digestivos e, ao mesmo tempo, os problemas digestivos podem piorar a endometriose pois afetam o sistema imune. A disbiose é o desequilíbrio da microbiota, quando ocorre a permeabilidade intestinal que permite que as toxinas e bactérias atravessem a parede intestinal, causando inflamação e ativando o sistema imunonológico.

O estresse é outro fator importante que pode afetar o sistema neuroendócrino e o sistema imune, aumentar a inflamação e impactar o sistema digestivo. Junto com a alimentação, a regulação do estresse é essencial no restabelecimento da endometriose e de várias doenças crônicas.

Expliquei sobre a relação entre entre estresse e saúde do ciclo hormonal no texto Ciclo feminino: conexão cérebro-útero-ovários. E sobre alimentação falo em Ciclo feminino: sukra, o tecido reprodutivo

Ayurveda é um sistema de saúde tradicional milenar, com origem na Índia, que promove o equilíbrio do corpo, da mente e da alma, em harmonia com a natureza, há mais de 5 mil anos. 

Ayurveda

Importante ressaltar que a endometriose ainda é uma doença que vem sendo estudada e precisa ser melhor compreendida. Mas partindo de alguns fundamentos do Ayurveda, é possível encontrar uma abordagem complementar.

A ideia desse artigo não é uma aula completa sobre o assunto, porque seria muito extenso. A intenção é passar a mensagem de que o Ayurveda tem uma proposta de equilíbrio vital que pode auxiliar na saúde da mulher e que a mudança do estilo de vida é fundamental.

A endometriose é uma condição Sannipatika que envolve todos os três doshas, embora a proporção de cada um possa variar.

Os doshas são humores, forças energéticas que determinam nossa constituição do corpo e da mente: Vata, Pitta e Kapha. No artigo, Ayurveda: qual é o seu dosha tem mais informações a respeito.

Promover o equilíbrio dos doshas é o objetivo. A abordagem se concentra em equilibrar corpo e mente como um todo e não somente o tratamento dos sintomas, promovendo qualidade de vida e melhorando todos os aspectos vitais.

A maioria das doenças crônicas ocorre quando toxinas (ama) se acumulam e começam a perturbar o equilíbrio dos tecidos e a obstruir os canais de circulação e eliminação.  Esse bloqueio impede a nutrição adequada dos tecidos e a eliminação dos resíduos. Assim, as defesas naturais são reduzidas e os ritmos biológicos naturais são afetados.

No caso específico da endometriose, o acúmulo crônico de toxinas resulta no acúmulo do tecido reprodutivo. Então o ponto de partida no tratamento é interromper o processo de criação e acúmulo de toxinas (ama). Isso pode ser feito por vários meios, incluindo: melhorar a digestão, regular o fogo digestivo (agni), ingerir alimentos nutritivos e fáceis de digerir, garantir a eliminação adequada e equilibrar a mente. O uso de chás e ervas específicas apoia o aumento da capacidade digestiva e promove um efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Conteúdo exclusivo no Instagram, atualizado diariamente.
Clica no ícone para seguir!

Como os doshas estão envolvidos na endometriose?

Uma das explicações afirma que pode ser uma condição de Vata que desequilibra Pitta e Kapha.

VATA em desequilíbrio: movimento e comunicação celular, dores, cólicas, fluxo desequilibrado.

Um distúrbio de Vata apresenta as características: irregularidade, instabilidade, deslocamento, divisão, dor aguda, entre outras. Vemos esse atributos presentes no caso na endometriose.

O desequilíbrio de Vata pode afetar a comunicação entre os hormônios.  A mobilidade celular “desgovernada” é um dos problemas que compõem a endometriose. As células do endométrio, que deveriam ser expelidas durante a menstruação, são deslocadas em direção a outras regiões do corpo.

A região abdominal é regida pelo subdosha Apana Vayu, que coordena o fluxo descendente de movimentos dessa região: movimentos peristálticos, evacuação, urina, fluxo menstrual, expulsão do bebê na hora do parto.

Equilibrar o dosha Vata é um dos princípios para iniciar o tratamento. Uma das principais formas de amenizar Vata é acalmar o sistema nervoso, entre outras medidas que envolvem alimentação, fitoterapia, rotina e estilo de vida e práticas de conexão corpo e mente.

PITTA em desequilíbrio: inflamação, problemas no sangue, hormônios e menstruação

Pitta rege o sangue, os hormônios, o metabolismo e quando está em desequilíbrio causa inflamações. A obstrução de Apana Vayu bloqueia o sangue e causa inflamação e fluxos intensos.

KAPHA em desequilíbrio: acúmulo de células e crescimento excessivo

Formação de tecidos em excesso, estagnação e bloqueio são características de um distúrbio de Kapha, que também afeta a cronicidade do problema.

Esses são alguns dos fatores envolvidos, mas cada caso é diferente e precisa ser avaliado o conjunto de sintomas e o estado de saúde de cada mulher.

Objetivos do tratamento:
Considerando que a endometriose é uma condição que apresenta acúmulo de toxinas, o tratamento precisa focar em um processo de desintoxicação. Regular o estresse, diminuir a inflamação, equilibrar a microbiota intestinal e a formação de tecidos por meio da alimentação e do estilo de vida.

Promover a circulação sanguínea, apoiar o sistema linfático e ativar a energia vital por meio de atividade física é outra ação significativa. Prefira atividades restaurativas em vez de exercícios exaustivos em excesso, que drenam sua disposição e provocam mais estresse. A intenção é promover um fluxo harmônico de energia vital pelo corpo e mente.

Essa é a proposta do programa Ciclo Feminino Natural.

Pensando em todos esses fatores, no programa Ciclo Feminino Natural, elaboro uma proposta terapêutica que abrange:

  • Fitoterapia: suporte ao sistema imunológico + regulação hormonal + suporte ao sistema nervoso
  • regulação do estresse: práticas restaurativas, conexão, corpo e mente, aromaterapia
  • Mudança no estilo de vida: rotina diária do Ayurveda + rotina no período menstrual.
  • Suporte emocional: terapia floral e aromaterapia
  • Protocolo de Desintoxicacão Ayurveda
  • Nutrição Ayurveda:
    • Alimentacão de acordo o seu biotipo
    • equilíbrio da microbiota + alimentação anti-inflamatória
    • nutrição para o ciclo feminino: fases do ciclo hormonal
  • Conexão com o feminino: terapias sutis.

Esse é um exemplo das possibilidades. Cada pessoa tem um tratamento individualizado de acordo com a avaliação na anamnese e recebe um plano terapêutico diferente.

Há casos avançados que requerem cirurgia e a Naturologia pode dar um suporte para passar por esse processo também.

Lidar com dor crônica é uma condição muito estressante e extenuante nos aspectos emocionais e psicológicos. O componente emocional precisa ser considerado. Além da importância do acompanhamento médico, a psicoterapia também é necessária.

Se você passa por essa condição, não desanime. Olhe para si, cuide-mais com ajuda profissional e grupos de apoio. 

COPYRIGHT © Jacqueline Guerra

Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98

Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação

Agradeço o respeito aos direitos autorais!

E-book Cuide-se bem com Ayurveda

+ Nutrindo o Ciclo Feminino

+ Ervanário Feminino

Consultas

Saiba mais sobre o atendimento de Naturologia e Ayurveda na saúde da mulher.

Conecte-se nas redes sociais

Siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe conteúdo exclusivo.

Entre em contato

Tire suas dúvidas e agende sua consulta. Vamos conversar e entender quais são suas necessidades e como posso te apoiar.

Blog

Veja os artigos com dicas sobre autocuidado, saúde, bem-estar, maternidade, ecofeminismo e cosméticos naturais.

About The Author

Jornalista, naturóloga e terapeuta ayurvédica especializada em Saúde da Mulher. Cidadã ligada às causas que promovem responsabilidade ambiental, educação e cultura. Mãe da pequena Melissa.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curso Ciclo Feminino Natural – Inscrições abertas

Ilustração: Luiza Guedes

Guia prático para o ciclo menstrual

Portal Feminino Natural

SEJA BEM-VINDA! Feminino Natural é um portal de conhecimento sobre Saúde Integrativa da Mulher & Ginecologia Natural, a partir da Naturologia, Ayurveda e Medicina Chinesa. Consultas, cursos e atendimento online. Navegue por mais de 100 artigos sobre Ciclo Feminino, Fertilidade & Concepção Consciente, Beleza Integral Terapias Naturais e Nutrição.

. Saiba mais.

Quem faz

Jacqueline Guerra é especialista em Saúde Integrativa da Mulher com Naturologia, Ayurveda & Medicina Chinesa. Saiba mais.

Programa Ciclo Feminino Natural

Um programa terapêutico para  equilibrar seus hormônios e o seu ciclo menstrual com recursos terapêuticos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Você vai encontrar os fundamentos para cuidar de forma natural da causa raiz dos problemas, por meio da: nutrição cíclica, ervas medicinais,
aromapuntura: aromaterapia + acupressão, rotina ayurvédica, cuidados da ginecologia natural.

SOP – Protocolo Natural.

Detox Ayuvédico – inscrições abertas

Ervanário Feminino – Inscrições abertas:

Consultas – Naturologia & Ayurveda

Consultas – Ayurveda & Ginecologia Natural

Atendimentos:

Ginecologia Natural e regulação hormonal natural

Fertilidade – preparação pré-concepção

Gestação Natural

Beleza Integral

Clique aqui

Programa Ciclo Feminino Natural: Ginecologia Natural

Ciclo feminino natural

Programa Soul Fértil

Programa Soul Fértil

Programa Gestação Natural

Programa Beleza Integral

error: Esse conteúdo é protegido

Pin It on Pinterest

Compartilhe esse artigo

Clique aqui e envie para seus amigos nas redes sociais

Shares