Sangramento de escape na ovulação
🔸para falar sobre o sangramento de escape, vamos compreender primeiro sobre a ovulação na visão da Medicina Chinesa:
Quando o Mar de Sangue (meridiano Chong Mai) está pleno, o Coração promove uma abertura dos meridianos que influenciam o útero e o ovário, permitindo assim a ovulação.
Precisa ocorrer uma perfeita sincronia entre a ÁGUA (óvulos) e o FOGO (coordenação hormonal da hipófise e do hipotálamo).
O espírito (Shen), que representa a mente e a consciência, pertence ao elemento FOGO. Por isso, a mente precisa estar equilibrada para coordenar essa dança hormonal.
A ovulação marca a transição da fase YIN para a fase YANG, associada ao calor interno.
O Fígado coordena o fluxo de sangue para o útero. O sangramento pode ser um sinal de Calor no Fígado, que consome o YIN e expulsa o sangue dos vasos, levando a quadros de hemorragia.
A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no órgão. O calor também pode vir da alimentação, estilo de vida, ambiente.
🔸 Na visão do Ayurveda, também tem a presença do elemento FOGO. A ovulação é coordenada pelo dosha Pitta (fogo + água), que leva ao aumento da temperatura corporal basal.
A mulher com escape pode estar com o agravamento de Pitta, que elimina o calor via sangue.
Algumas mulheres também notam raiva e irritabilidade nesse período, que são características de Pitta.
Essas são algumas possibilidades. Para confirmar, é preciso uma avaliação individual.
As mulheres com excesso do elemento fogo NÃO devem fazer vaporização no útero, usar bolsa de água quente nem ervas e alimentos de potência quente. Por isso, devemos ter cuidado com as dicas genéricas.
👉 Veja abaixo causas relacionadas à produção hormonal de estrogênio e progesterona.
Sangramento de escape no meio do ciclo
causas:
- queda repentina no estrogênio logo antes da ovulação. Como a progesterona ainda não foi liberada para sustentar o revestimento do endométrio, poed vazar uma pequena quantidade de sangue até que a progesterona assuma o controle.
- A ovulação pode não ter ocorrido. O estrogênio pode não ter atingido o limiar necessário para que o óvulo seja liberado, mas uma queda no estrogênio ainda promove uma leve descamação do útero.
- pode ser o resultado da diminuição da sensibilidade ao hormônio folículo estimulante (FSH) e ao hormônio luteinizante (LH). Como resultado, a ovulação não ocorre e sem progesterona para sustentar o revestimento, ocorre o sangramento dde escape.
- O estrogênio pode continuar a estimular tanto o crescimento do revestimento uterino que não consegue se sustentar o suficiente, causando sangramento de escape.
- pode ocorrer na perimenopausa, fase em que começa a queda no nível de produção hormonal.
A estagnação energética no fígado causa um bloqueio e impede a circulação de sangue para o útero no ciclo menstrual, gerando ciclos atrasados ou ausentes, gerando a estase sanguínea.
Estase sanguínea
Quando o sangue dos últimos ciclos fica acumulado e deixa de circular no útero, o sangue não é renovado e isso faz com que ele não se torne fértil.
A menstruação pode atrasar ou falhar. O sangue contido prejudica a circulação dos meridianos e o processo de concepção. Os primeiros sinais são um sangue menstrual muito escuro com coágulos.
Você já teve escapes no meio do ciclo?
É comum ter um ciclo alterado em algum momento estressante, mas se persistir, você deve procurar o médico para investigar e pode associar o tratamento integrativo.
Ervas, alimentação, orientação de rotina e estilo de vida direcionados para o equilíbrio dos doshas e para modulação hormonal.
É linda a explicação da #medicinachinesa sobre a ovulação, você concorda? Quando temos consciência fica mais fácil navegar pelas fases do ciclo.
Te apresento duas oportunidades de tratamento integrativo: a consulta personalizada o o curso Ciclo Feminino Natural.
Veja mais abaixo:
✨ Desenvolvi toda essa abordagem integrativa no programa terapêutico Ciclo Feminino Natural. uma consulta online personalizada a partir dos conhecimentos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Se você quer regular o seu ciclo de forma natural, parar com o anticoncepcional, sofre com cólicas, TPM, endometriose, adenomiose, cistos, mioma, pólipos, candidíse e infecções, desconfortos do climatério e menopausa, esse programa pode te apoiar. Clique aqui para saber mais.
CICLO FEMININO NATURAL
sexta turma
um programa terapêutico completo para equilibrar os seus hormônios e o seu ciclo menstrual com recursos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Clique aqui no link para ver todos os módulos e bônus especiais.
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
Conteúdo exclusivo no Instagram, atualizado diariamente.
Clica no ícone para seguir!