Como eu cuido de cada fase do meu ciclo menstrual
Selecionei algumas formas de autocuidado que pratico no meu dia a dia e que recomendo para as mulheres que atendo.
Um ciclo menstrual saudável depende do equilíbrio hormonal, entre outros fatores, por isso, precisamos promover um estilo de vida saudável como um todo nas diferentes etapas do ciclo.
Fiz um recorte do texto do meu e-book Cuide-se bem com Ayurveda e dos cursos que dou. São recomendações gerais, algumas já falei por aqui e outras vou trazer em futuros posts com mais detalhes.
Com relação à nutrição, deixo algumas dicas para cada fase, mas cada mulher tem uma necessidade específica, de acordo com o seu biotipo e doshas em desequilíbrio – Vata, Pitta e Kapha.
Um processo de desintoxicação pode promover o desbloqueio dos 7 tecidos até o tecido reprodutivo e ajudar a nutrição a chegar até lá, o que é fundamental principalmente nos casos em que ocorre algum distúrbio como endometriose, SOP, acne e ciclos irregulares.
As terapias sutis também são uma forma de apoiar o nosso corpo vital e a conexão com o feminino: mudras, mantras, yantras. Em breve, falarei mais sobre isso.
ROTINA AYURVÉDICA
A rotina ayurvédica começa com um ritual ao acordar de higiene mental e física.
Cada horário do dia é regido por um dosha (Vata, Pitta e Kapha) e é mais propício para um determinado tipo de atividade.
em todas as fases:
CICLO DA LUA
Ayurveda e Medicina Chinesa já traziam essa sabedoria milenar de conexão com os ciclos da natureza.
DESCANSO
Apana Vayu comanda o fluxo energético da região pélvica para baixo. Excesso de atividades físicas e mentais desregula a circulação da energia vital em direção ascendente ao Prana Vayu, na região da cabeça e desarmoniza o fluxo menstrual..
Manter o corpo aquecido, principalmente o abdômen, a região lombar e os pés, por onde inicia o meridiano dos Rins.
ALIMENTAÇÃO
Opte por alimentos quentes, macios, calmantes e aromáticos. Um cardápio simples, sem alimentos processados, nem excesso de quantidade e variedade para facilitar a digestão.
Por ser uma fase Vata, prefira os sabores doce, salgado e ácido e reduza os sabores amargo, adstringente e picantes fortes, que exercem a função de secar os tecidos. As sopas e caldos são nutritivos e leves e ajudam a repor líquido.
ALIMENTAÇÃO
O corpo precisa de aporte energético para essa fase. Raízes e tubérculos trazem aterramento e estabilidade e ajudam na maturação do óvulo. As fontes de gorduras saudáveis nutrem o revestimento do endométrio.
O Ayurveda recomenda alimentos que promovem Ojas e que nutrem sukra dhatu (tecido reprodutivo) e a Dietética Chinesa também fala sobre alimentos que nutrem Jing (essência vital). As sementes e nozes são um dos exemplos: #ciclodassementes.
MOVIMENTO – Yoga do Útero e Qi Gong
A circulação do prana, do Qi, pelo corpo é essencial para evitar bloqueios nos meridianos e nadis (canais energéticos do corpo vital), que podem somatizar e impedir o fluxo menstrual harmônico.
Posturas que promovem a circulação sanguínea e energética para a região pélvica vão ajudar nessa fase pré-ovulatória.
ALIMENTAÇÃO
o período em que o fogo digestivo está em sua melhor fase de capacidade metabólica.
O estrogênio está no auge, portanto é bom ingerir alimentos que apoiem a desintoxicação do fígado do excesso hormonal para que a progesterona possa assumir o controle como hormônio dominante na próxima fase do ciclo, principalmente as mulheres que estão passando por endometriose, SOP, acne, cistos, ciclos irregulares e outras condições associadas à predominância estrogênica. .
Fase lútea:
ALIMENTAÇÃO
Existe uma relação entre a queda hormonal e a diminuição dos níveis de serotonina. Isso pode levar a sentimentos de ansiedade, estresse e tristeza.
Por isso, nesse período geralmente aparece aquela vontade incontrolável de comer doce. É uma fase para se permitir o confort food. No entanto, opte primeiro por carboidratos complexos: arroz integral, batata doce, mandioquinha. Assim também é mais fácil não exagerar nos doces…
AUTOCUIDADO
Quando aumentamos os níveis de oxitocina, diminuímos os níveis de cortisol. Dedicar-se a momentos de autocuidado é a maneira mais importante de atender nossas necessidades emocionais e físicas.
As posturas restaurativas do Yoga permitem relaxar e se conectar com o corpo. A automassagem Abhyanga estimula o sistema linfático e ajuda na próxima fase de desintoxicação. E a compressa abdominal com óleo de ricínio previne cólicas e desconfortos, combinada com óleos essenciais de acordo com a necessidade individual.
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
E-book Cuide-se bem com Ayurveda
+ Ervanário Feminino
Consultas
Conecte-se nas redes sociais
Entre em contato
Blog
Siga no Instagram: