Síndrome do Ovário Policístico: genética + fatores ambientais
Tudo o que você precisa saber sobre a SOP, Síndrome do Ovário Policístico, você vai encontrar nessa série de artigos sobre o tema.
Só é possível criar uma boa estratégia de tratamento integrativo se realmente entendermos o que está acontecendo, qual é a causa do problema de saúde e quais são os fatores envolvidos.
Por isso, trago a visão da Naturologia, em que o processo de educação em saúde ensina a interagente a se conhecer, a compreender o desequilíbrio e a participar ativamente da sua jornada de “cura”.
Foram muitos anos de controvérsia com relação ao entendimento da SOP e do tratamento, que antigamente era com a pílula anticoncepcional.
Existem estudos que mostram que a pílula não trata e, além disso, pode agravar os sintomas. Os profissionais atualizados estão seguindo nessa direção, mas isso ainda está em processo de avanço gradual.
Esse é um tema que vou desenvolver mais em outro artigo, mas justamente para entender porque a pílula não é a solução, primeiro vou trazer alguns conteúdos que explicam a síndrome, um conjunto de sintomas que se apresentam de diferentes formas para cada pessoa.
A SOP tem um fator genético e a EPIGENÉTICA é o estudo que mostra que a expressão dos genes está relacionada aos fatores ambientais: nutrição do corpo e da mente, estilo de vida, estresse, emoções e traumas não processados, exposição a toxinas e disruptores endócrinos.
Ou seja, quando reorganizamos o estilo de vida, vamos reverter aos poucos a manifestação da doença, embora a pré-disposição continue requerindo cuidados para que o problema não retorne.
Isso é que o Ayurveda já ensina, com outras palavras, há milênios.
questão metabólica
A SOP é uma desordem metabólica no sistema endócrino, que afeta além do sistema reprodutivo, impactando nos níveis de insulina,no desenvolvimento das células e dos tecidos, no metabolismo e até mesmo na cognição.
Sintomas
Uma síndrome é um conjunto de sintomas.
Os principais são:
- cistos nos ovários
- desequilíbrio hormonal: altos níveis de hormônios androgênicos
- ciclos irregulares ou ausentes por conta da ausência da ovulação
outros sintomas
Sintomas que variam para cada mulher:
- resistência insulínica
- amenorreia
- sangramento excessivo
- acne
- hirsutismo
- queda de cabelo
- aumento do peso / obesidade
- aumento de tecido adiposo na região abdominal
- problemas com a fertilidade
outros sintomas
Sintomas que variam para cada mulher:
- vontade excessiva de carboidratos
- cansaço crônico, falta de energia
- depressão e ansiedade,
- oscilações de humor
- manchas na pele
- escurecimento da pele (acantosis nigricans): pescoço, axilas, seios, virilha
Predisposição
A mulher com SOP tem maior predisposição para desenvolver:
- problemas cardiovasculares
- diabetes tipo 2
- câncer endometrial
- câncer de mama
Por isso, é preciso desenvolver uma atenção de longo prazo para a saúde
nome da síndrome
Existe um movimento internacional de profissionais e pesquisadores de saúde sugerindo mudar o nome da síndrome, pois a questão principal não são os cistos no ovário, eles são consequência da ausência de ovulação.
Isso parece um detalhe, mas não é, porque quando os cistos “somem” tem-se a impressão de que o problema foi resolvido, mas nem sempre, já que em muitos casos as mulheres continuam sem ovular regularmente e sem a regulação hormonal.
Progesterona
Embora o problema tenha origem no excesso de LH e no aumento dos hormônios androgênicos
(testosterona, DHEA),
muitos dos sintomas também acontecem porque quando não ocorre a ovulação, não se produz a progesterona.
Baixa progesterona leva a : ansiedade, insônia, TPM, perda da densidade óssea,
baixa libido, infertilidade.
Se você chegou até aqui, calma! Sei que é complicado saber de tudo isso, mas não vamos nos alarmar, vamos ouvir o chamado do corpo para se cuidar!
Eu tenho uma boa notícia: de acordo com a EPIGENÉTICA quando ajustamos nosso ambiente, comportamento e estilo de vida, podemos reverter a expressão dos genes e a manifestação da doença.
É possivel equilibrar os hormônios, regular a ovulação e a menstruação. balancear o peso corporal, tratar a acne e ter uma pele e um cabelo mais saudável.
É isso que ensino no programa terapêutico SOP – PROTOCOLO NATURAL.
SOP – Protocolo Natural
Programa terapêutico e integrativo:
Síndrome do Ovário Policístico
Inscrições abertas – segunda turma
O curso SOP – PROTOCOLO NATURAL é um programa completo integrando corpo e mente para cuidar da causa raiz do problema, a partir dos conhecimentos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Descubra como restaurar um ciclo ovulatório e menstrual regulado, reverter os sintomas da SOP, Síndrome do Ovário Policístico e se reconectar com sua natureza cíclica.
Clique aqui para conhecer o conteúdo completo do programa.
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
Conteúdo exclusivo no Instagram, atualizado diariamente.
Clica no ícone para seguir!