10 razões para amar a naturologia
1 – Saúde Integral
A Naturologia é uma profissão que desenvolve uma abordagem integral em saúde embasada no diálogo entre ciências humanas, sociais, biológicas e sistemas terapêuticos complexos vitalistas, que parte de uma visão multidimensional do processo saúde-doença e utiliza da relação de interagência e Práticas Integrativas e Complementares.
A
A profissão surgiu em 1998, com a criação do curso de graduação da Universidade do Sul de SC (Unisul) e, posteriormente a Universidade Anhembi Morumbi implantou o curso em São Paulo, em 2002.
O curso de Naturologia é inspirado na estrutura das formações em Naturopathic Medicine presentes em diversos países em nível de graduação como por exemplo, Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Austrália, onde a atuação deste profissional já é consolidada.
2 – Saberes Milenares e Modernos
A Naturologia reúne saberes milenares e modernos para a reorganização e o restabelecimento do equilíbrio vital do organismo.
O
naturólogo possui um currículo transdisciplinar em sua graduação que inclui disciplinas biomédicas e medicinas tradicionais, como o Ayurveda e a Medicina Tradicional Chinesa e abrange diversas terapias integrativas e complementares como: Acupuntura, Aromaterapia, Fitoterapia,Terapia Floral, Massoterapia, Yogaterapia, Meditação, Iridologia e Trofoterapia, entre outras.
3 – Cuidado Humanizado
A abordagem da Naturologia promove a escuta acolhedora e o desenvolvimento do vínculo terapêutico para ampliar a auto-reflexão, o autoconhecimento e e o autocuidado.
O naturólogo é um profissional com uma visão ampliada e multidimensional do ser humano e cuida da promoção, prevenção e recuperação da saúde física, mental, emocional e espiritual.
estudos sobre práticas integrativas - medline
4 – Disciplinas biomédicas
A graduação contempla disciplinas como Morfologia, Fisiologia, Patologia e Sistemas Corporais, além do desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas.
Nos últimos 5 anos, mais de 9 mil estudos científicos sobre práticas integrativas e complementares foram indexados à base de dados MEDLINE, referência mundial em pesquisa na área de saúde.
5 – Tendência Mundial
Nos Estados Unidos, 4 em cada 10 adultos afirmaram ter utilizado algum tipo de medicina complementar, em 2007.
Na Europa, uma pesquisa em 2012 apontou os índices: Bélgica (31%), França (75%), Austrália (48%). E no Canadá, a estimativa é de 70%. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares oferece o acesso às práticas no SUS. Outros exemplos são a área de Medicina Integrativa e Complementar do Instituto Israelita Albert Einstein, que conta com naturólogos na equipe, e o Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês em São Paulo.
- 31% Bélgica
- 75% França
- 48% Austrália
- 70% Canadá
6 – Abordagem Vitalista
A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consiste apenas na ausência de doenças ou de enfermidade segundo a Organização Mundial de Saúde.
Aabordagem vitalista vai ao encontro desse conceito ao promover e ampliar os aspectos vitais, melhorando o sono, a respiração, a disposição e a qualidade de vida.
7 – Conexão Corpo e Mente
Integrando diversas práticas, a Naturologia promove gerenciamento do estresse e bem-estar mental e equilíbrio emocional.
Y ogaterapia, Qi Gong e Meditação são algumas das práticas que ativam a conexão entre corpo e mente, promovem a consciência corporal e o bem-estar emocional.
8 – Interagência
Junto com o naturólogo, você é co-responsável pela sua saúde e torna-se um interagente, participando ativamente do seu processo de recuperação e manutenção do seu bem-estar.
Na sua rotina, os hábitos relacionados à alimentação, sono, descanso, atividade física, entre outros fatores, têm um papel fundamental no seu estado de saúde.
9 – Estilo de vida
A Naturologia não é somente uma profissão, uma técnica ou um conhecimento. É um estilo de vida, uma filosofia de bem-viver!
Onaturólogo vive uma jornada de transformação de sua consciência e de seus hábitos para auxiliar esse processo nos seus interagentes.
10 – Bioconsciência
A bioconsciência e os conteúdos relacionados à ecologia são temas importantes no compromisso do naturólogo com o bem-estar do indivíviduo, da comunidade e do meio ambiente.
D
esenvolver inteligência emocional, resiliência e valores alinhados com a cultura de paz e sustentabilidade é uma das características do profissional.
Referências:
SABBAG, Silvia Helena Fabbri et al. Origem e desenvolvimento da Naturologia no Brasil: aspectos conceituais, históricos e políticos. Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares, 2017.
Naturologia ( Universidade Anhembi Morumbi).
E-book Cuide-se bem com Ayurveda
+ Nutrindo o Ciclo Feminino
+ Ervanário Feminino
Consultas
Saiba mais sobre o atendimento de Naturologia e Ayurveda na saúde da mulher.
Conecte-se nas redes sociais
Siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe conteúdo exclusivo.
Entre em contato
Blog
Siga no Instagram: