Ciclo Feminino: Sukra, o tecido reprodutivo
Sukra, o tecido reprodutivo, significa Vênus, representando o amor e sua função em dar origem a um novo ser. O Ayurveda, medicina milenar tradicional, reconhece sete tecidos (dhatus), responsáveis por nossa estrutura corporal. Quando ingerimos um alimento, ele nutre cada tecido nessa sequência até chegar no último, o tecido reprodutivo.
- Plasmático/ linfático – rasa dhatu
- Sanguíneo – rakta dhatu
- Muscular – mamsa dhatu
- Adiposo – meda dhatu
- Ósseo – asthi dhatu
- Nervoso – majja dhatu
- Reprodutivo – shukra dhatu
A energia vital é conhecida no Ayurveda como prana, e na Medicina Chinesa, como Qi.
Se tivermos uma alimentação deficiente em nutrientes, nem sempre vamos conseguir nutrir todos os tecidos. Ou se tivermos alguma dificuldade de digestão, um fogo digestivo (agni) fraco, também vamos comprometer a chegada de nutrição e prana para todos os tecidos.
Essa energia vital está relacionada à nossa fertilidade. A finalidade do nosso sistema reprodutivo é gerar outra vida e, para isso, precisamos estar abundantes de vitalidade para “doar” essa força vital para a formação de outro ser.
Quando um dhatus está desequilibrado, afeta o outro sucessivamente. O último a receber a força vital provinda de nossa nutrição e respiração é o tecido reprodutivo (shukra), resultando em nossos fluidos reprodutores, ou seja, se estamos em um estado pouco saudável, não receberemos plenamente a força vital em nossos órgãos reprodutivos.
Quando a circulação de energia vital diminui, isso afeta nosso sistema imunológico.
Por isso, as doenças ginecológicas mostram que nossa saúde como um todo está comprometida. Falta energia para nutrir todos os tecidos e, isso, a longo prazo, pode comprometer a fertilidade.
Portanto, cuidar de uma patologia ginecológica não é um processo fragmentado, onde somente tomamos uma pílula ou uma medicação para eliminar um cisto, regular os hormônios, diminuir uma cólica, controlar um mioma etc.
Além de ter o propósito de preparar o corpo para a concepção e a gestação, na compreensão do Ayurveda, a menstruação é uma oportunidade para o corpo se purificar, eliminar toxinas (ama) através do sangue e se renovar.
A ovulação é o principal evento do ciclo. É a partir dela que ocorre a menstruação. A pílula anticoncepcional insere hormônios sintéticos em nosso organismo, causando a suspensão da ovulação e uma “falsa” menstruação. O sangramento não provém da descamação do endométrio. Se você não ovula, o sangramento não é considerado uma menstruação real.
O fluxo menstrual é considerado um subproduto do plasma (rasa dhatu) e do sangue (rakta dhatu). Então, a menstruação tem relação direta com o que nos alimentamos. Ou seja, o nosso ciclo menstrual reflete o estado da nossa saúde. A menstruação é um sinal vital.
O plasma é um veículo de nutrição e carrega hormônios, vitaminas, minerais e água. Quando esta camada é saudável e flui livremente, o mesmo acontece com todos esses nutrientes, assim como os resíduos, para que possam deixar o corpo com facilidade.
Assim, se houver desequilíbrios no fluxo menstrual, também encontraremos desequilíbrios semelhantes em todo o corpo, já que o plasma é a base a partir da qual todas as outras camadas de tecido são produzidas.
É preciso pensar em melhorar a saúde como um todo, restabelecer a energia vital livre circulando sem bloqueios por todas os nossos meridianos e tecidos, de forma abundante.
E, para isso, a alimentação e as terapias naturais irão compor um tratamento que irá, não somente auxiliar naquela patologia específica, mas irá recuperar a homeostase, o equilíbrio do organismo.
Resgatar uma vida mais natural por meio da alimentação, atividade física e gerenciamento do estresse tem um impacto diretamente na desintoxicação, na regulação hormonal e no ciclo menstrual.
Ignorar esse ciclo muitas vezes leva a um grande número de queixas. Por exemplo, respeitar a necessidade de diminuir o ritmo e descansar mais durante a menstruação.
Esse descanso não é um sinal de fraqueza: é um momento de recuar, recarregar as baterias, para depois se envolver em atividades mais dinâmicas.
Não existe um tratamento único para as irregularidades menstruais. Cada pessoa é tratada de forma individual, de acordo com sua constituição e contexto de vida e não só pela patologia.
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
✨ Desenvolvi toda essa abordagem integrativa no programa terapêutico Ciclo Feminino Natural. uma programa completo a partir dos conhecimentos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Se você quer regular o seu ciclo de forma natural, parar com o anticoncepcional, sofre com cólicas, TPM, endometriose, adenomiose, cistos, mioma, pólipos, candidíse e infecções, desconfortos do climatério e menopausa, esse programa pode te apoiar. Clique aqui para saber mais.
Siga no Instagram:
E-book Cuide-se bem com Ayurveda
+ Nutrindo o Ciclo Feminino
+ Ervanário Feminino
Consultas
Saiba mais sobre o atendimento de Naturologia e Ayurveda na saúde da mulher.
Conecte-se nas redes sociais
Siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe conteúdo exclusivo.