Óleo essencial de Manjerona no Ciclo feminino
Óleo essencial de Manjerona no Ciclo feminino
Você conhece o óleo essencial de Manjerona?
Todo mundo ama a Lavanda para relaxar e acalmar. É um dos óleos essenciais mais conhecidos. Também gosto bastante, mas quando rola aquela exaustão e insônia ao mesmo tempo, eu uso a Manjerona. É um sossega leão!
Também conhecida como manjerona doce, é uma erva aromática da família das Labiatas – a mesma da melissa, hortelã, orégano, tomilho, alecrim e manjericão. É cultivada no Mediterrâneo, norte da África e oeste da Ásia há milhares de anos.
Você pode adicionar a manjerona na culinária, beber o chá ou usar o óleo essencial.
A erva possui um sabor parecido com o orégano, porém mais suave. E o óleo essencial possui um aroma amadeirado e picante.
Quais são as propriedades medicinais da manjerona? Vou descrever algumas relacionadas ao equilíbrio do ciclo feminino:
Alívio de cólicas menstruais
O óleo tem efeito antiinflamatório, antiespasmódico, analgésico e diurético, o que ajuda a aliviar as cólicas e o inchaço no período menstrual.
Também auxilia no alívio da tensão, de dores de cabeça e dores musculares.
Equilíbrio hormonal
Na medicina chinesa, a manjerona é conhecida por restaurar o equilíbrio hormonal e regular o ciclo menstrual.
Um estudo realizado no Reino Unido pesquisou os efeitos da manjerona em 25 pacientes com Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e observou resultados como: níveis mais baixos de androgênio e melhora da sensibilidade à insulina.
Além disso, a manjerona tem um efeito emenagogo (estimula o fluxo sanguíneo para o útero e a área pélvica) e pode auxiliar nos casos de amenorréia (ausência de menstruação).
Combate a inflamação
A inflamação pode desencadear os sintomas da SOP ou piorar os sintomas existentes.
A manjerona doce contém antioxidantes (como o carvacrol) que combatem a inflamação. Portanto, o uso regular de manjerona pode ajudar a combater a inflamação crônica frequentemente associada à SOP.
Acalma o sistema nervoso e ajuda a dormir
Algumas pessoas com SOP têm maior predisposição ao risco de pressão alta e doenças cardíacas.
A manjerona pode ajudar devido ao seu alto teor de antioxidantes, que suporta um sistema cardiovascular saudável. Além disso, a manjerona possui propriedades hipotensora e vasodilatadora.
Inalar óleo de manjerona tonifica o sistema nervoso parassimpático, acalmando e relaxando o SNC.
O estresse é um fator de liberação de cortisol pelas supra-renais (que afetam insulina, estrogênio e andrógenos). Portanto, o controle do estresse ajuda a regular o sistema endócrino.
Seu efeito calmante, sedativo auxilia no combate à insônia.
Melhora os problemas digestivos
Cólicas estomacais, inchaço, constipação e diarréia são problemas digestivos que podem ocorrer com a SOP.
Como se vê, a manjerona é bastante eficaz como auxílio digestivo e pode aliviar muitos desses problemas.
Ao apoiar o seu sistema digestivo, também se torna mais fácil eliminar toxinas e reduzir a inflamação.
Gosto muito da descrição da Terra Flor Aromaterapia para os óleos essenciais, que apresenta um estudo da Aromacologia sobre os efeitos nos aspectos emocionais e psicológicos:
“Óleo essencial do Afeto
Possui um aroma doce que acalma as emoções, transmite paz a quem sofre, resgata e conforta o coração ferido e solitário. ‘Mãe geradora’, fortalece a internalização do arquétipo da mãe interior acalentando a criança interna, reconforta quem não foi oportunizado de viver o amor materno. Libera traumas psicológicos profundos, acalma a emotividade excessiva, transforma a autodestrutividade em amor próprio e gera autossuficiência emocional auxiliando a cura da necessidade de agradar o outro.
(Terra flor Aromaterapia)
O uso da Aromaterapia tem contraindicações e efeitos colaterais.
Crianças, idosos, gestantes, lactantes e hipertensos requerem cuidados especiais.
Portanto, o uso precisa ser avaliado para cada pessoa e recomendado por um profissional, que indicará a posologia, diluição, frequência e formas de uso. Procure um aromaterapeuta ou naturólogo.
No artigo 5 motivos para usar óleos essenciais falo mais sobre Aromaterapia.
Se você quer saber mais dicas de óleos essenciais e outras terapias naturais, continue acompanhando o blog, assine a newsletter e siga as redes sociais.