Práticas da Ginecologia Natural e Saúde da Mulher no Ayurveda
Ayurveda é considerada a “Mãe de todas a medicinas” e há mais de 5 mil anos traz ensinamentos para saúde e longevidade.
A Ginecologia (Kaumarabhrtya) é um dos 8 ramos do Ayurveda e ensina há milênios as práticas de ginecologia natural que felizmente estamos resgatando atualmente.
Oferece outros tratamentos, com uma visão complementar sobre a anatomia e fisiologia do ciclo feminino, associando de forma integrativa a saúde do sistema reprodutivo com os outros sistemas corporais. E traz uma compreensão a nível sutil, integrando mente e alma.
No Ayurveda, a saúde digestiva e do intestino são muito importantes para a saúde reprodutiva. Além disso, o instestino está bem próximo ao útero na região pélvica. Alguns casos de endometriose provocam aderências no intestino, por exemplo.
Por isso, em alguns distúrbios ginecológicos, os enemas de limpeza e de nutrição do intestino são recomendados junto com os enemas do útero.
E o princípio do Ayurveda é restaurar a capacidade digestiva e a regular o intestino, já que isso é importante para equilibrar o organismo como um todo.
Com uma abordagem integrativa, o Ayurveda oferece uma base terapêutica que vai além dos sintomas e do tratamento local, abrangendo todos os sistemas corporais que podem dar suporte para a regulação do sistema reprodutivo.
Yoni é uma palavra do sânscrito que significa “passagem divina”, “lugar de nascimento”, “fonte de vida”, “templo sagrado” e representa o órgão sexual feminino.
Os bastis internos são decoctos de ervas que podem limpar e tonificar o tecido reprodutivo e são introduzidos com uma ducha vaginal.
Os bastis no intestino são enemas que também apoiam a saúde do sistema reprodutivo por conta da ligação entre a microbiota intestinal e a microbiota vaginal.
E os bastis externos podem ser feitos na região abdominal próximo ao chakra umbilical ou no chakra cardíaco, dois centros físicos e energéticos importantes para a saúde da mulher.
Yoni Sweda é a vaporização do útero, feita com a infusão ou decocção de ervas ou óleos essenciais de acordo com a ação terapêutica: antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante, analgésica, entre outros efeitos no aspecto sutil e emocional.
Yoni Lepana são emplastros aplicados na vulva para tratar casos de Bartolinite ou inflamações na região, por exemplo.
A Fitoterapia Ayurvédica possui um repertório único de ervas que atuam com diversos efeitos na saúde da mulher, com ação desintoxicante, tônica do tecido reprodutivo, apoiando a regulação hormonal e a fertilidade.
Os Sadhanas são práticas sutis de alinhamento do ciclo menstrual com a Lua, apoiando a regulação do ciclo hormonal.
O Yoga é a ciência irmã do Ayurveda, que traz diversos benefícios para o sistema neuroendócrino e o ciclo hormonal.
A Nutrição Ayurveda é pesonalizada de acordo com o biotipo de cada pessoa. Eliminar toxinas e nutrir o tecido reprodutivo é a base para a saúde, a vitalidade e a fertilidade.
Dynacharia é a rotina diária ensinada pelo Ayurveda que apoia o ritmo circadiano, nosso relógio biológico, nossas funções fisiológicas de forma a apoiar a regulação hormonal.
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
✨ Desenvolvi toda essa abordagem integrativa no programa terapêutico Ciclo Feminino Natural. uma programa completo a partir dos conhecimentos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Se você quer regular o seu ciclo de forma natural, parar com o anticoncepcional, sofre com cólicas, TPM, endometriose, adenomiose, cistos, mioma, pólipos, candidíse e infecções, desconfortos do climatério e menopausa, esse programa pode te apoiar. Clique aqui para saber mais.
E-book Cuide-se bem com Ayurveda
+ Nutrindo o Ciclo Feminino
+ Ervanário Feminino
Consultas
Saiba mais sobre o atendimento de Naturologia e Ayurveda na saúde da mulher.
Conecte-se nas redes sociais
Siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe conteúdo exclusivo.