fbpx

Select Page

Seed Cycling, ciclo das sementes

Seed Cycling, ciclo das sementes

Ciclo das sementes (seed cycling) é um protocolo de consumo de sementes nas diferentes fases do ciclo menstrual para auxiliar na regulação hormonal. É uma ferramenta simples que oriento em consulta clínica nos casos de desequilíbrio hormonal na produção de estrogênio e progesterona,  o que pode ser a causa de alguns distúrbios como desconfortos na TPM, acne, cólicas menstruais, anovulação, dores de cabeça, ciclos irregulares e sangramento intenso. Esse método tem sido bastante divulgado nos Estados Unidos há alguns anos.

 

Os hormônios são mensageiros do corpo em inúmeros processos e afetam tudo, desde o humor até o ganho de peso e a resposta ao estresse.

Também controlam o sono, a função sexual e a fertilidade, trabalhando juntos como um sistema para nos manter focados e funcionando em níveis elevados. Isto é, a menos que nossos hormônios estejam desequilibrados. Eles podem flutuar em resposta a uma alimentação inflamatória e a escolhas de um estilo de vida com altos níveis de estresse. 

 

 Os níveis de estrogênio aumentam na primeira metade do ciclo, quando começa a menstruação, enquanto os níveis de progesterona caem. Na segunda metade, quando ocorre a ovulação, o estrogênio diminui e a progesterona deve aumentar.

 

ciclo das Sementes

 

A proposta é a ingestão das sementes de linhaça, abóbora, gergelim e
girassol como suporte para o sistema endócrino.

A casca das sementes contêm lignanas, fitoquímicos que bloqueiam o excesso de hormônios, e os óleos das sementes contêm ácidos graxos essenciais para a produção dos hormônios.

A ilustração abaixo mostra as etapas do ciclo e como deve ser o consumo de cada semente:

Fase 1

Dia 1 a 14 do ciclo

É a fase que começa no primeiro dia da menstruação com a predominância do estrogênio, necessário para fortalecer o endométrio

Protocolo:

Ingerir diariamente

1 colher de sementes de linhaça

1 colher de sementes de abóbora

São sementes ricas em ômega 3

As sementes de linhaça contêm lignanas, fitoquímicos que bloquearão o excesso de estrogênio na primeira fase do seu ciclo.

As sementes de abóbora são ricos em zinco, que suporta a produção de progesterona e a liberação para a segunda fase do seu ciclo.

Fase 2

Dia 15 a 28 do ciclo

A ovulação marca o início da Fase 2 do seu ciclo, quando o seu corpo muda da produção de estrogênio para a produção de progesterona.

Protocolo:

Ingerir diariamente

1 colher de sementes de gergelim

1 colher de sementes de girassol

São  sementes ricas em ácidos graxos ômega 6.

As sementes de gergelim, que também contêm lignanas e vitamina E, ajudam a bloquear o excesso de estrogênio.

As sementes de girassol fornecem selênio, um mineral que ajuda o fígado no processo de desintoxicação e, portanto, no equilíbrio hormonal geral.

Conteúdo exclusivo no Instagram, atualizado diariamente.
Clica no ícone para seguir!

a.

Nos casos de mulheres que não estão menstruando, podem iniciar o protocolo conforme o ciclo lunar. O primeira dia inicia na Lua Nova e a segunda fase tem início na Lua Cheia.

Como consumir as sementes?

 

As sementes podem ser trituradas e misturadas em saladas, sopas, com aveia. A semente de linhaça pode ficar de molho horas antes (uma colher de sementes com  uma colher de água mineral).

Seguindo esse protocolo, geralmente leva de 3 a 4 ciclos (meses) para ver melhora significativa nos sintomas relacionados à menstruação.

No caso das mulheres que usam a pílula anticoncepcional, o ciclo hormonal está alterado, pois a ovulação foi suprimida. Portanto, não é recomendável fazer o consumo das sementes.

Na Naturologia, aplicamos os conceitos da Trofoterapia, que consiste no uso dos alimentos e da alimentação como possível prevenção e tratamento de doenças. O ciclo das sementes complementa uma rotina de cuidados com a saúde, como uma boa alimentação, descanso, redução do estresse e atividade física para ajudar na desintoxicação do corpo. Não substitui um tratamento médico e também não tem efeitos colaterais.

 Observo melhores resultados nas consultas, quando as mulheres fazem antes o protocolo de desintoxicação ayurvédico, que aumenta a capacidade digestiva e a absorção e a assimilação de nutrientes.

 

Nos e-books Cuide-se bem com Ayurveda e Nutrindo o Ciclo Feminino explico sobre a alimentação adequada para apoiar a regulação de cada fase do ciclo menstrual e apresento mais de 60 receitas inspiradas na culinária ayurvédica, incluindo o ciclo das sementes.

 

 

.

Confira uma receita de tahine doce, com sementes de gergelim, clicando aqui.

Saiba mais sobre os sintomas de desequilíbrios hormonais clicando nas abas abaixo:

*Descrevi os sintomas a título de compreensão. É importante o acompanhamento médico para diagnóstico adequado.

 

Ganho de peso
Perda de cabelo
Ansiedade
Seio fibrocístico
TPM
Baixa libido
Dor nas articulações / dores musculares
Intolerância ao frio
Menstruação dolorosa
Insônia
Facilmente estressada
Desequilíbrios do açúcar no sangue
Períodos irregulares, frequentes ou pesados
Ganho de peso ou incapacidade de perder peso
Menstruação pesada ou irregular
Longos períodos (mais que 7 dias)
Dores de cabeça ou enxaquecas
Acne, rosácea
Perda de cabelo
Mudanças de humor
Mastalgia
Irritabilidade
Miomas uterinos, pólipos
Seios fibrocísticos
Suor noturno
Depressão
Secura vaginal
Insônia
Incontinência
Perda de cabelo
Envelhecimento prematuro
Perda de memória
Dor nas articulações
Choro fácil
Mastalgia (dor mamária)
Irritabilidade
Dor de cabeça
Fadiga
Seios fibrocísticos
Escape do meio do ciclo
Ansiedade
Insônia
Irritabilidade
Cólicas menstruais
Menstruação pesada ou irregular
Períodos a cada 3 semanas
Mastalgia
Chorando ou se sentindo estressada antes seu período

 Atualizaçåo (28/05/2020):

Dúvidas das leitoras do blog

 

Tenho recebido muitos contatos de mulheres sobre o ciclo das sementes. De maneira geral, vou esclarecer algumas dessas dúvidas aqui:

O ciclo das sementes é um dos protocolos que adoto no atendimento online do programa Ciclo Feminino Natural, que também abrange toda a alimentação para cada fase do ciclo. Ou seja, não pode ser considerado isoladamente, se o restante da alimentação não é saudável. As sementes fornecem os nutrientes para apoiar a produção dos hormônios, mas sabemos da importância de manter uma dieta balanceada e diversificada, e de reduzirmos alimentos inflamatórios.

Quando o ciclo não está regulado, o que atrasa primeiro é a ovulação. A menstruação atrasa em decorrência do atraso da ovulação. Se você está fazendo o ciclo das sementes e não ovulou nesse ciclo, só vai ovular no próximo. Então, continue o consumo para apoiar a ovulação no próximo ciclo.

Algumas pessoas querem resultados rápidos e preciso falar de forma empática porém sincera. Se há um desequilíbrio profundo que já dura um tempo, o corpo precisa voltar ao equilíbrio por meio de um processo que envolve diversos fatores e isso também pode levar um tempo. Falo de todos eles em vários artigos sobre o ciclo feminino aqui no blog.

Se você vai começar o ciclo das sementes, convido a ler todos os artigos sobre ciclo feminino para compreender melhor.

Muitas vezes, é preciso mudar todo o estilo o vida para equilibrar nossa saúde, um passo de cada vez, gradualmente. Mas não desanime. Você vai obter resultados não somente no seu ciclo menstrual mas na saúde física, mental e emocional.

Quem usa algum método anticoncepcional hormonal, está optando por alterar a produção dos hormônios e não ovula e nem menstrua (nesse caso o sangramento não provém do endométrio, é uma falsa menstruação). Tem esse artigo sobre a pílula com mais informacões a respeito.

Então, se você usa pílula, os objetivos não são os mesmos, pois o ciclo das sementes é para apoiar a regulação natural do ciclo: ovular e menstruar.

E se você já vem tentando sozinha e não está conseguindo, primeiro de tudo: acompanhamento médico.

Segundo: posso te apoiar de forma complementar com o programa Ciclo Feminino Natural, que abrange:

 

 gerenciamento do estresse, imunidade e vitalidade: práticas corpo e mente, aromaterapia e fitoterapia

 detox: protocolo ayurvédico de desintoxicação incluindo alimentação e chás

 nutrição ayurvédica + nutrição para o ciclo menstrual: além de uma alimentação específica para a sua constituição física, você vai aprender a alimentação apropriada para cada fase do seu ciclo com os nutrientes específicos para apoiar a produção hormonal: estrógeno, na primeira parte do ciclo, progesterona, na segunda.

 conexão com a energia feminina: terapia floral, aromaterapia, práticas de womb yoga (yoga do útero) e terapias sutis.

Clica na imagem abaixo para mais informações ou entre em contato para conversarmos.

COPYRIGHT © Jacqueline Guerra

Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98

Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação

Agradeço o respeito aos direitos autorais!

E-book Cuide-se bem com Ayurveda

+ Nutrindo o Ciclo Feminino

+ Ervanário Feminino

Consultas

Saiba mais sobre o atendimento de Naturologia e Ayurveda na saúde da mulher.

Conecte-se nas redes sociais

Siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe conteúdo exclusivo.

Entre em contato

Tire suas dúvidas e agende sua consulta. Vamos conversar e entender quais são suas necessidades e como posso te apoiar.

Blog

Veja os artigos com dicas sobre autocuidado, saúde, bem-estar, maternidade, ecofeminismo e cosméticos naturais.

About The Author

Jornalista, naturóloga e terapeuta ayurvédica especializada em Saúde da Mulher. Cidadã ligada às causas que promovem responsabilidade ambiental, educação e cultura. Mãe da pequena Melissa.

25 Comments

  1. As mulheres que nao menstruam podem iniciar o ciclo em qualquer um dos dois ciclos lunares?

    Reply
    • Oi, Fernanda. Siga o ciclo da lua, como comentei no artigo:”Nos casos de mulheres que não estão menstruando, podem iniciar o protocolo conforme o ciclo lunar. O primeira dia inicia na Lua Nova e a segunda fase tem início na Lua Cheia.”
      Amanhã começa lua cheia, então comece pela segunda fase das sementes. Se quiser vir aqui depois de um tempo comentar como foi a experiência, adoraria saber.
      Em breve, vou lançar um e-book digital com várias receitas para a inclusão das sementes e mais dicas de nutrição para o ciclo feminino. Acompanhe pelo Instagram ou assine a newsletter se quiser mais informações. Grata e um abraço, Jacqueline

      Reply
      • Quem tem falta de progesterona na fase lútea deve fazer o ciclo completo? Outra dúvida, no lugar da semente de linhaça pode ser a farinha de linhaça? E seria qual quantidade da farinha?

        Reply
        • Olá, Karen,
          Sim, o ciclo completo. Só conheço o protocolo usando sementes. Não tenho experiência em substituir pela farinha.

          Reply
  2. Bom dia, td bem?

    Fiquei com uma dúvida.

    Eu menstruo, mas meu ciclo nao é regulado, cada vez dura um tempo diferente (mas sempre mais que 28), e tbm nao sei quando eu ovulo.
    Nesse caso, eu sigo as fases da lua ou começo a primeira fase com a minha menstruação e faço por 14 dias mesmo, independente de quando eu vá ovular ou de quanto tempo vá durar o ciclo?

    Reply
    • Olá, Amanda, tudo bem.
      Comece no primeiro dia da menstruação.
      Leva alguns ciclos para regular mesmo.
      um abraço

      Reply
  3. Olá, bom dia. Eu tomo anticoncepcional a 10 meses e quero parar, você recomenda que eu comece a fazer o ciclo ainda usando pra nao sofrer os efeitos de deixar de usar a pilula? Ou se assim que eu parar começar a fazer o ciclo já da pra ter uma resposta rápida?

    Reply
    • Olá, Alice

      Não é possível avaliar um caso específico sem fazer uma anamnese e conhecer o seu histórico de saúde então não posso orientá-la sem fazer uma avaliação em consulta. Mas vou explicar algumas dúvidas:

      Ao tomar o anticoncepcional, você não ovula e não menstrua (o sangramento de quem usa a pílula não é a descamação do endométrio).

      O objetivo do ciclo das sementes é regular todo o ciclo, a ovulação e a menstruação. Isso significa ter um ciclo regular.

      Então o objetivo de ter um ciclo regulado naturalmente não é o mesmo objetivo de quem toma a pílula, que não quer ovular porque não quer engravidar ou por outro motivo, ou está em tratamento para alguma doença.

      Essa semana fiz um artigo sobre a pílula aqui no site. Explico porque pode levar um tempo para o sistema endócrino retomar as funções depois da interrupção da pílula. Dê uma olhada nesse texto.

      A pílula mascara os sintomas. Acho importante que toda mulher saiba os efeitos do anticoncepcional, porém para parar é preciso avaliar caso a caso, de acordo com o estado de saúde.

      Não existe garantia de tratamento rápido. O ciclo das semente é um apoio. O organismo vai se equilibrar não somente com o ciclo das sementes mas com toda a alimentação e o estilo de vida. Tem outros artigos aqui em que explico sobre os fatores que afetam o ciclo feminino e a saúde da mulher. Recomendo você ler. Um abraço.

      Reply
    • Olá, uso o diu mirena há 06 meses e me interessei pelo ciclo das sementes. Minha pele mudou muito pra pior 🙁 está bastante oleosa e com acnes. Acha que devo fazer pra melhora da mesma?

      Reply
      • Olá, Ingrid,

        No artigo, eu comentei: “No caso das mulheres que usam a pílula anticoncepcional, o ciclo hormonal está alterado, pois a ovulação foi suprimida. Portanto, não é recomendável fazer o consumo das sementes.”
        O Diu mirena é um método hormonal. Em breve, vou deixar essa informação mais clara no texto. Mas quem usa um método contraceptivo hormonal optou por alterar o ciclo hormonal. Não há ovulação e não há menstruação (o sangramento não provém do endométrio). Então, o objetivo de regular o ciclo naturalmente não é “compatível”com quem optou por contracepção hormonal. O objetivo do ciclo das sementes é que a mulher tenha um ciclo regulado e a ovulação é importante para isso. Recomendo que você leia outros artigos aqui do blog. Tem um texto sobre pílula e outros sobre ciclo feminino, sobre o eixo cérebro-útero-ovário. É importante para que você possa decidir sobre isso a longo prazo na sua vida. Mas você pode consumir as sementes de uma forma geral para se beneficiar dos nutrientes. Um abraço.

        Reply
  4. Olá,

    Dúvida, por favor, uma colher de chá, café ou sobremesa?

    Bjs

    Reply
  5. Por quanto tempo devemos fazer os ciclos ? Até ver resultados ? Durante 6 meaes ou um ano ?
    Obrigada ❤️

    Reply
    • Olá, Thamires,
      Comece fazendo três meses. Depende de cada caso e cada objetivo. Precisaria de uma avaliação e uma anamnese para entender o histórico de saúde e o que precisa ser regulado. O ciclo das sementes é complementar a uma boa alimentação e a um estilo de vida saudável, por isso, não tem como fazer prognóstico sem compreender a necessidade de cada pessoa. Mas de uma forma geral, independente de consumir o ciclo nesse formato, pode incluir o consumo das sementes na rotina alimentar a longo prazo, pois são fontes de nutrientes importantes. Em breve, irei lançar um e-book aqui no site com mais informações sobre alimentação para o ciclo feminino, incluindo o ciclo das sementes e receitas. Um abraço.

      Reply
  6. Boa noite

    E mulheres que já estão na menopausa?

    Reply
    • Olá, Roseli,
      A mulher na menopausa tem uma diminuição hormonal. Ela pode consumir as sementes, mas cada caso é um caso, precisa avaliar os exames hormonais e os sintomas. Algumas têm mais secura, outras mais calores. No Ayurveda, avaliamos qual é o desequilíbrio dos doshas (humores). Além da alimentação, a fitoterapia também auxilia a mulher nessa fase. Mas realmente precisa de uma avaliação mais profunda para fazer alguma recomendação.

      Reply
  7. Olá! Meu ciclo não está regulado, o último foi de 32 dias. Dessa forma, a metade no ciclo não é o 14º dia. Nesse caso, eu devo iniciar a fase 2 no dia 15 ou no dia 16?

    Reply
    • Olá, Flavia, o ciclo das sementes segue esse protocolo fixo justamente para regular. Não é alterado senão não teria o mesmo efeito.

      Reply
      • Complementando: quando um alimento é processado em farinha, perde alguns nutrientes. Então, o melhor é manter como sementes.

        Reply
  8. Eu não tomo anticoncepcional e estou em idade fértil. Devo fazer semente de abórora com linhaça ou retiro a linhaça?

    Reply
    • Olá, Nicole,
      O ciclo das sementes inclui a linhaça também.

      Reply
  9. Olá, eu estou a quase 2 anos sem menstruar, tenho 24 anos. Acha que esse ciclo das sementes possa me ajudar? Fora o ovário com aspecto policístico, e a prolactina alta, eu não tenho nenhum problema de acordo com uns exames que fiz, então parece ser um desequilíbrio relacionado a alimentação/estresse. Hoje é lua nova e conseguir começar só com linhaça, tem problema eu incluir a outra semente só na segunda-feira? pois Não tenho as outras sementes aqui no momento, e onde moro as coisas já estão fechada por conta do decreto. Agradeço muito se puder me tirar essas dúvidas.

    Reply
    • Olá, Lilyanne.
      Sem uma avaliação completa, é difícil direcionar.
      O ciclo das sementes é um complemento para um conjunto de alimentação saudável. Pode ajudar, mas para um caso como esse de dois anos sem menstruar, o ideal seria um tratamento completo, com orientação alimentar para o seu dosha, fitoterapia, aromaterapia e regulaçõo do estresse.

      Recomendo que você leia o artigo que escrevi sobre amenorreia aqui no blog assim como outros textos que estão aqui sobre regulação hormonal e ciclo feminino.

      Você pode começar com as sementes que tem e depois acrescentar a outra semente, pois os resultados vêm com o tempo. Não é um ou dois dias que vai fazer diferença.

      Reply
  10. Oii Jacque, tudo bem?

    Sabe me dizer quanto tempo antes de parar o anticoncepcional, poderia começar o ciclo das sementes?
    Vi em uma live da Pri que no mínimo, 1 ciclo.. mas estou com essa dúvida se devo fazer mais tempo ou se 1 ciclo está bom. Obrigada desde já.

    Reply
    • Olá,Jaíne, tudo bem?

      Durante o uso do anticoncepcional, não é possível regular os hormônios, então não adianta começar antes.

      Você pode ter os benefícios nutricionais mas não vai ajustar sua produção de estrógeno e progesterona antes, porque o anticoncepcional está bloqueando o eixo neuro-endócrino.

      O que eu costumo orientar em atendimento é um protocolo de desintoxicação antes de iniciar o ciclo das sementes para melhorar a capacidade digestiva e a absorção.

      Esse é o pensamento Ayurveda na regulação hormonal, associado com ervas e práticas corpo e mente para atuar no eixo neuroendócrino.

      Reply

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curso Ciclo Feminino Natural – Inscrições abertas

Ilustração: Luiza Guedes

Guia prático para o ciclo menstrual

Portal Feminino Natural

SEJA BEM-VINDA! Feminino Natural é um portal de conhecimento sobre Saúde Integrativa da Mulher & Ginecologia Natural, a partir da Naturologia, Ayurveda e Medicina Chinesa. Consultas, cursos e atendimento online. Navegue por mais de 100 artigos sobre Ciclo Feminino, Fertilidade & Concepção Consciente, Beleza Integral Terapias Naturais e Nutrição.

. Saiba mais.

Quem faz

Jacqueline Guerra é especialista em Saúde Integrativa da Mulher com Naturologia, Ayurveda & Medicina Chinesa. Saiba mais.

Programa Ciclo Feminino Natural

Um programa terapêutico para  equilibrar seus hormônios e o seu ciclo menstrual com recursos terapêuticos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Você vai encontrar os fundamentos para cuidar de forma natural da causa raiz dos problemas, por meio da: nutrição cíclica, ervas medicinais,
aromapuntura: aromaterapia + acupressão, rotina ayurvédica, cuidados da ginecologia natural.

SOP – Protocolo Natural.

Detox Ayuvédico – inscrições abertas

Ervanário Feminino – Inscrições abertas:

Consultas – Naturologia & Ayurveda

Consultas – Ayurveda & Ginecologia Natural

Atendimentos:

Ginecologia Natural e regulação hormonal natural

Fertilidade – preparação pré-concepção

Gestação Natural

Beleza Integral

Clique aqui

Programa Ciclo Feminino Natural: Ginecologia Natural

Ciclo feminino natural

Programa Soul Fértil

Programa Soul Fértil

Programa Gestação Natural

Programa Beleza Integral

error: Esse conteúdo é protegido

Pin It on Pinterest

Compartilhe esse artigo

Clique aqui e envie para seus amigos nas redes sociais

Shares