Solstício de Verão: dicas do Ayurveda para a estação
sugestões para equilibrar a estação mais quente do ano
Verão é a estação é regida pelo dosha PITTA (fogo + água)
A cada mudança de estação, o Ayurveda recomenda nos alinharmos com a transição da natureza para fluir com o ritmo natural e manter nosso equilíbrio e preservar nossa saúde.
É um solstício especial, que “coincide” com um aspecto astrológico importante, a conjunção de Júpiter e Saturno em Aquário, na astrologia tropical. Vamos trazer esperança de tempos melhores seguindo a energia aquariana que fala sobre inovação, a frente do seu tempo, comunidade e irmandade.
Na Astrologia Védica, que venho estudando nos últimos tempos, o encontro dos planetas ocorre no signo de Capricórnio, que ainda marca uma grande transformação em nossas estruturas de poder.
Mas voltando ao Ayurveda, vamos trazer sugestões práticas para adaptar a nossa rotina no verão, que é a estação do dosha Pitta (fogo + água).
Cada pessoa tem o seu biotipo – Vata, Pitta e Kapha – e seu estado atual com relação ao equilíbrio dos doshas, portanto, é preciso um olhar mais aprofundado para cada um.
Mas algumas sugestões são válidas de forma geral no sentido de evitarmos acumular o dosha Pitta.
Pitta incorpora os princípios da paixão e do metabolismo e é repleto de vitalidade. Ele lida com toda a energia potencial do corpo, controlando a digestão, o metabolismo e a produção geral de energia celular.
Regula a transformação, a força de toda atividade metabólica.
Quando Pitta fica desequilibrado, promove condições “quentes”, como azia, pressão alta, febre, inflamações, erupções cutâneas, náusea, diarreia. Você também pode notar uma mudança no temperamento, tornando-se mais irritada, zangada, impaciente e frustrada, de “cabeça quente”.
Como equilibrar pitta no verão?
Equilibrar pitta é manter a calma e a serenidade. É importante ajudar o corpo a eliminar os níveis excessivos de calor por meio de práticas de desintoxicação. É igualmente importante introduzir práticas calmantes e de equilíbrio, como meditação, yoga restaurativa,
yoga nidra e atividades na água.
Alimentação para equilibrar Pitta no verão
Alimentos de natureza mais refrescante e potência fria são recomendados, com os sabores DOCE, AMARGO e ADSTRINGENTE.
Quem tem a constituição Pitta, único dosha que pode digerir com eficiência alimentos crus ou frios, pode incluir uma quantidade maior de alimentos como saladas nos meses quentes de verão. Para os outros doshas, coma de acordo com a sua capacidade digestiva.
Reduza alimentos que geram calor, como os sabores PICANTE, SALGADO e ÁCIDO.
Hidratação
Mantenha-se bem hidratada e inclua também água de coco, suco de aloe vera e chás de potência fria: hortelã, hibisco, coentro, alcaçuz e funcho.
Rotina diária de verão
Comece o dia com uma prática de meditação para equilibrar corpo e mente.
Exponha-se ao sol somente nos horários mais amenos
Cultive a moderação: evite excesso de atividade física e trabalho. Natação e atividades na água são uma ótima opção. O melhor horário para a atividade física é das 6h às 10h e termine com uma prática relaxante.
Caminhe pela natureza perto de flores, rios, mar, água e à noite, contemplando o céu, a lua e as estrelas.
As práticas do Ayurveda atuam nutrindo e equilibrando os 5 sentidos:
Para acalmar a intensidade do verão na visão e na mente, use cores claras, frias, amenas em tons pastéis.
Os óleos essenciais de sândalo, rosa e jasmim são bons para pacificar Pitta por meio do olfato
Músicas suaves, com flautas e sons de água, rios, oceanos também promovem um efeito refrescante e calmante
Comece e termine o dia com uma massagem refrescante dos pés com óleo de coco, um óleo de potência fria. Toques relaxantes e suaves para ajudar a atrair o calor para baixo e para fora do corpo.
Mente e emoções
Cultive a delicadeza, a gentileza, a paz, o perdão e a devoção. Procure liberar raiva, ressentimento, conflito, crítica e competição.
Mente: prática de mantras anti-Pitta:
Shrim, Sham ou Ma
Essas são dicas básicas para começar uma rotina ayurvédica que, para ter mais resultados, deve ser personalizada para você com a orientação de um terapeuta ayurvédico ou naturólogo de acordo com o seu biotipo.
Por exemplo, se você está com o Vata (ar + éter) muito desequilibrado, vai precisar do calor e uma recomendação mais específica adaptada às suas necessidades.
Casos mais crônicas e agudos de Pitta elevado precisam de um acompanhamento terapêutico com ervas, uma alimentação mais direcionada e práticas para restaurar o equilíbrio. A fitoterapia ayurvédica tem um repertório específico de plantas que ajudam a apaziguar Pitta.
Eu adoro a intensidade do verão e como típica VATA que sou, amo esse calor. E você, como se sente? Já reparou como seu metabolismo muda no verão?
TEXTO AUTORAL © Jacqueline Guerra
todos os direitos reservados
E-book Cuide-se bem com Ayurveda
+ Ervanário Feminino