7 maravilhas do útero
Esse artigo maravilhoso, foi escrito por Kara Maria Ananda, e traz valiosas informações.
“O corpo das mulheres mantém dentro deles um órgão incrível, cheio de poder sexual e criativo.
Chegou a hora de celebrarmos as surpreendentes capacidades e mistérios do fantástico útero!
Todo ser humano que já esteve vivo neste planeta, agora e ao longo de toda a história, alcançou essa existência graças a esse mesmo órgão.
Assim, todos nós estamos intimamente familiarizados com o útero, desde o início de nossas vidas, independentemente de você ter um pessoalmente dentro de seu próprio corpo.
No entanto, o útero é um órgão em perigo. Atualmente, a histerectomia (remoção do útero) é a cirurgia número 2 mais comum realizada nos Estados Unidos. A cirurgia número 1 mais comum nos EUA hoje é a cesariana, o corte do útero para remover um bebê.
O útero é sensível e permeável aos produtos químicos industriais que agora inundam o meio ambiente. Centenas de produtos químicos tóxicos estão agora chegando ao útero das mulheres e, portanto, ao líquido amniótico de mulheres grávidas e detectáveis no sangue de recém-nascidos.
Hoje, é importante aumentar a conscientização sobre o poder, o objetivo e o potencial do incrível útero, para que possamos concentrar mais energia na saúde, vitalidade e preservação desse incrível órgão feminino.
# 1: o útero é super forte
O útero é o músculo mais forte do corpo por peso. O útero possui várias camadas de tecido muscular que correm em todas as direções, espiralam juntas e são ultra-fortes. Um útero em trabalho de parto exerce uma pressão incrível para empurrar um bebê para o mundo e é a força mais forte exercida por qualquer músculo do corpo.
O Guinness Book (Livro dos Records) lista o músculo da mandíbula como o mais forte do corpo devido a uma competição que mede a pressão, mas é apenas porque as pessoas não pensaram em uma boa maneira de medir o poder do útero feminino no trabalho de parto em um concurso. Algumas pessoas não valorizam o útero como o músculo mais forte, porque nem todo mundo os tem (aham, homens), mas isso não significa que ele ainda não seja o mais forte. Nós sabemos o que se passa. Poder do útero, é isso.
# 2: o útero é incrivelmente flexível
O útero é mais elástico que Gumby! Durante a gravidez, o útero de uma mulher deixa de ser do tamanho de uma pêra escondido atrás do osso púbico, para ser do tamanho de um balão e chegar até a caixa torácica, esticando visivelmente o abdômen. Em seguida, ele diminui novamente após o nascimento. Isso é totalmente incrível! O útero não é apenas super forte, mas também super elástico!
# 3: o útero cura
O sangue menstrual é rico em células-tronco que se adaptam ao organismo para curar uma grande variedade de doenças. A cada mês, durante seus anos férteis, o corpo de uma mulher cria uma rica camada endometrial em preparação para crescer e nutrir um ser humano totalmente novo. Quando um bebê não é concebido, o corpo libera essa substância extremamente valiosa e nutritiva durante o ciclo menstrual.
A abundância de células-tronco no sangue menstrual está sendo pesquisada para tratar uma ampla variedade de condições, como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, Parkinson, Lou Gehrig, diabetes, feridas, doenças neurodegenerativas e muito mais. As mulheres criam a fonte livre mais abundante de células-tronco durante os fluxos menstruais mensais, o que é muito mais ético colher do que do sangue do cordão umbilical de recém-nascidos ou de embriões abortados, mas isso ainda é lento por causa dos tabus culturais que ainda envolvem a menstruação.
# 4: o útero é orgásmico
Quando uma mulher atinge o orgasmo, ela experimenta não apenas sensações prazeirosas e eufóricas, mas ondas de contração muscular por todo o útero, bem como a vagina e o assoalho pélvico. Todo o útero tem ondas de contrações musculares, o que ajuda a facilitar o movimento dos espermatozóides da vagina para o útero.
Algumas mulheres também experimentam um profundo prazer no útero durante o orgasmo e dizem que relaxar e aprofundar o sentimento permite uma liberação orgástica no corpo inteiro.
#5: o útero está conectado ao universo
Os ciclos menstruais e estágios da vida das mulheres estão intrinsecamente ligados aos ciclos da Terra, da Lua e do Sol. O ciclo da lua é de 29,5 dias e a média do ciclo menstrual da mulher é de 29,5 dias. As mulheres que estão mais próximas do ciclo de 29,5 dias têm taxas mais altas de fertilidade.
Além disso, há 13 ciclos lunares em um ano civil, e a idade média da menarca (a primeira menstruação de uma garota) é de 13 anos. A idade média da menopausa é de 52 anos, que também é o número de semanas em um ano. Há uma média de 4 semanas no ciclo menstrual das mulheres e 4 estações no ano.
Os antigos calendários menstruais das mulheres, consistindo de entalhes em ossos ou pedras, são considerados algumas das formas mais antigas de calendários conhecidos. O útero das mulheres mantém uma conexão poderosa com os ciclos astronômicos da Terra, Sol e Lua.
#6: o útero pode desenvolver uma placenta
O útero é o único órgão que pode crescer um órgão totalmente novo dentro dele. A placenta é absolutamente incrível e é um órgão que cresce dentro do útero quando a mulher está grávida, que nutre e alimenta o feto exatamente com o que ele precisa a cada momento durante toda a gravidez. A placenta conecta a mãe e o bebê, através de sua ligação à parede uterina da mãe e ao bebê através do cordão umbilical. É uma manifestação física do cuidado da mãe pela criança e é liberada após o nascimento da criança.
A placenta e o cordão umbilical têm um padrão visível nas artérias que se parece com a árvore da vida e é um antigo símbolo de vida e vitalidade. As placentas têm sido altamente honradas por culturas ao redor do mundo desde o início da humanidade. A palavra “placenta” vem do inglês antigo e na verdade significa “um bolo redondo e plano”, e a tradição de homenagear nossa placenta continua hoje enquanto celebramos anualmente um bolo de aniversário no aniversário de nosso nascimento.
#7: o útero pode desenvolver um ser humano
É totalmente incompreensível, mas é verdade. Dentro do ventre de uma mulher é possível conceber e gestar um ser humano totalmente novo! UAU! Cada um de nós está aqui vivo no planeta hoje porque começamos a vida crescendo dentro do útero de nossa mãe e viemos de uma longa linhagem de ancestrais nascidos no útero de suas mães.
A primeira vez que assisti a um parto como doula, fiquei totalmente impressionada com o poder de uma mulher em ter um bebê, e passei dias perplexa com todas as mulheres que vi, pensando em como é milagroso o fato de as mulheres terem ventre. e que podemos cultivar outros humanos dentro de nós. SURPREENDENTE.
Agora você sabe por que a chamavam de Mulher Maravilha! Certo?
A placenta e o cordão umbilical têm um padrão visível nas artérias que se parece com a árvore da vida e é um antigo símbolo de vida e vitalidade. As placentas têm sido altamente honradas por culturas ao redor do mundo desde o início da humanidade. A palavra “placenta” vem do inglês antigo e na verdade significa “um bolo redondo e plano”, e a tradição de homenagear nossa placenta continua hoje enquanto celebramos anualmente um bolo de aniversário no aniversário de nosso nascimento.
o universo dentro do útero
As mulheres podem usar o poder do nosso ventre não apenas para criar bebês, mas para sintonizar o potencial criativo do Universo e gerar grandes idéias, negócios, projetos, arte e muito mais. O útero é a conexão única das mulheres com uma fonte primordial de criatividade e pode ser usado não apenas para a procriação, mas também para a cocriação consciente com a natureza e o espírito.
Vamos honrar e celebrar as maravilhas do útero e manter nossos útero saudáveis e amados!