Ojas: nossa essência vital
O Ayurveda, medicina milenar tradicional na Índia, considera Ojas a nossa essência vital, uma substância que influencia nossa experiência física e emocional e determina nossa vitalidade, imunidade, vigor, sono, digestão, pele, humor e força física e espiritual.
Em sânscrito, Ojas significa ‘vigor’ no contexto da saúde física, mas também é interpretado como ‘expressão fisiológica da consciência pura’, no contexto do bem-estar emocional e espiritual.
É o subproduto mais refinado da nossa digestão e reside no coração, constituindo a essência de todos os tecidos (dhatus).
Ojas, por sua vez, torna-se o recipiente para nossas outras energias sutis do corpo: o brilho interno de tejas, que nos mantém inspirados, e a circulação do prana, que move nossa respiração, comida, energia e todas as funções da nossa vida.
Enquanto a digestão de uma refeição dura cerca de 24 horas, a formação de Ojas a partir dessa ingestão pode levar 30 dias.
Uma pessoa com boa reserva de Ojas apresenta: brilho nos olhos, pele radiante, fertilidade, imunidade, compleição sadia, boa digestão, clareza mental, sentimento de bem-estar, entusiasmo e criatividade.
Já quem está desvitalizado e sem Ojas: pele seca, dor muscular, sensibilidade à luz e barulho, fadiga crônica, imunidade fraca, confusão mental, ansiedade, depressão.
Estresse, falta de sono e descanso, excesso de trabalho e atividade física, álcool, má alimentação e emoções tóxicas comprometem e desgastam nossa reserva de Ojas.
Não é simples manter um estado de bem-estar sempre, principalmente frente às dificuldades emocionais e aos altos e baixos da vida, mas acredito que ao cultivarmos nossa saúde nos fortalecemos e ganhamos resiliência para os momentos difíceis.
Assim como as abelhas colhem mel das frutas e flores, Ojas é coletado no corpo pelas ações, qualidades, hábitos e dieta do ser humano.
- alimentação: comida fresca, orgânica, integral, prefira alimentos cozidos do que crus pois são mais fáceis de digerir
- mindful eating: desfrute da sua refeição com atenção plena, coma devagar, sem distrações, em silêncio
- respiração consciente: pranayamas, meditação
- respeitar os ritmos circadianos
- atividade física moderada: Yoga, Qi Gong, Tai chi chuan
- desfrutar de momentos na natureza
- atividade devocional ou serviço voluntário
- relaxamento, descanso, dormir 8 horas por dia
- momentos de lazer, diversão e criatividade
- conexão e afeto: relacionamentos, família, amigos e animais
Estilo de vida e alimentação
As qualidades de Ojas são: doce, pesado, oleoso, frio e suave.
Alimentos que ajudam a formar Ojas incorporem essas qualidades, como: abacate, banana, tâmara, açafrão, coco, ghee, leite (orgânico), leite de amêndoas, goji berries, figo, batata doce, inhame, nabo, abobrinha, sementes e nozes (especialmente amêndoas), broto de feijão, tofu, grãos integrais
O Ayurveda também aconselha a alimentação sattvica, que consiste em comidas ricas em prana e dão força, energia, coragem e determinação: sementes e folhas verdes, vegetais, legumes e frutas frescas.
Alimentos que devem ser evitados: alimentos secos, crus e mal cozidos, alimentos processados, enlatados, congelados, fritos ou antigos, álcool, estimulantes, açúcar e farinha refinados.
Os alimentos podem conter um dos três gunas (qualidades): sattva, ratas e tamas.
Uma dieta sattvica promove amor, consciência, alegria e inteligência.
– frutas frescas, vegetais e brotos
– grãos integrais e sementes
– leite e ghee
– óleo de coco
– lentilhas e feijões
– mel, figos e tâmaras
– temperos e ervas: cardamomo, coentro, cominho, funcho, açafrão, gengibre fresco
Uma dieta rajásica tem um efeito estimulante na mente e no corpo. Portanto, é preciso evitar o excesso.
– café, chá, refrigerantes
– alimentos congelados, enlatados, ácidos, salgados
– alimentos picantes como: alho, cebola, pimenta
– lentilhas escuras
– chocolate
Para reduzir Rajas, evite alimentos rajásicos, exercício físico e trabalho em excesso, música alta, pensar demais e muita estimulação.
Uma dieta tamásica tem um efeito de embotamento na mente.
– cogumelos
– alho, cebola
– carne vermelha, peixe enlatado
– queijos
– açúcar refinado
– comidas processadas, antigas, aquecidas no microondas
Para reduzir Tamas, evite comidas tamásicas, dormir e comer em excesso, ficar inativo e sedentário, situações de medo
Seguir esses princípios nos leva ao caminho da boa saúde e disposição. Mas cada pessoa tem um dosha (biotipo) e necessita uma alimentação de acordo com sua constituição natal e do estado de saúde atual.
Na consulta ayurvédica, essa avaliação é feita e a recomendação nutricional é personalizada.
Se você tem interesse em saber mais sobre uma consulta, entre em contato: contato@femininonatural.com.br
Olá Jacqueline! Estou muito fã do seu site, muito interessante e com conteúdos muito valiosos. Obrigada, Daniela
Olá, Daniela! Que bom que está gostando. Agradeço por acompanhar e comentar. Convido a seguir a página no Instagram e ficar por dentro das atualizações do conteúdo.