9 lições que aprendi sobre Ginecologia Natural com Ayurveda
Ayurveda é o sistema de saúde mais antigo do mundo considerado a “MÃE de todas as medicinas”.
A Ginecologia (Kaumarabhryta) é um dos 8 ramos do Ayurveda e ensina há milênios as práticas de ginecologia natural que felizmente estamos resgatando atualmente. Muitos dos conhecimentos que estão reemergindo têm origem no Ayurveda.
Sou muito grata a tudo o que recebi do Ayurveda como ciência da vida. É mais do que combater doenças, é construir saúde e longevidade em um caminho de evolução e auto-realização.
Com uma abordagem integrativa, o Ayurveda vai além dos sintomas, abrangendo todos os sistemas corporais que podem dar suporte para a regulação do sistema reprodutivo, considerando ainda a anatomia e a fisiologia sutil, abrangendo corpo, mente e emoções.
Não existe um tratamento único para as irregularidades menstruais. Cada pessoa é tratada de forma individual, de acordo com sua constituição, biotipo e contexto de vida.
Na tradição védica, a natureza primordial da mulher está centrada na energia SHAKTI, nossa essência feminina, que está ancorada no ventre.
YONI é uma palavra em sânscrito que significa “passagem divina”, “lugar de nascimento”, “fonte de vida”, “templo sagrado” e representa o órgão se.xual feminino.
Essa visão do corpo como sagrado traz para nós ocidentais uma grande contribuição em comparação com a forma fragmentada e mecanicista que aprendemos.
Temos o desafio de propor uma educação em saúde para tratar uma epidemia de disrupção hormonal: um número crescente de casos de endometriose, mioma, SOP, infertilidade, entre outras doenças.
Temos muitos recursos tecnológicos que permitem a realização de exames e procedimentos que salvam vidas graças à medicina ocidental.
Reunir esses saberes ocidentais e orientais, milenares e contemporâneos, valorizar as tradições e resgatar a conexão corpo, mente e alma, assim como buscar evidências científicas é uma forma de integração que pode trazer mais consciência e autonomia em saúde.
seguir os ciclos da natureza
Estamos recordando o que o Ayurveda ensina há mais de 5 mil anos sobre ciclo circadiano.
A rotina diária ayurvédica alinha o relógio biológico com os ciclos da natureza.
A natureza interior reflete a natureza exterior. MICROCOSMO E MACROCOSMO.
Ao sincronizar a nossa rotina com o ciclo do sol e o ciclo da lua, estamos harmonizando nosso ritmo circadiano. Isso favorece as funções fisiológicas que regem a produção hormonal e apoia um ciclo menstrual equilibrado.
nutrição
“20 doenças do sistema reprodutivo feminino são causadas pelo consumo de alimento ruim” (Charaka Samhita)
Ao ingerir um alimento, ele percorre. os sete tecidos do corpo até chegar no tecido reprodutivo.
Uma alimentação saudável e um AGNI equilibrado (fogo digestivo) são a base da saúde, para a formação dos tecidos e para a produção hormonal.
Se estamos em um estado pouco saudável e os tecidos estão comprometidos, não receberemos a força vital em nossos órgãos reprodutivos.
OJAS: VITALIDADE E FERTILIDADE
Depois que o alimento percorre os sete tecidos, forma OJAS, nossa essência vital.
Nosso ciclo menstrual mostra como foi o nosso mês. Se o ciclo é saudável, é sinal que a nutrição chegou até o tecido reprodutivo e formamos OJAS: vitalidade, fertilidade, imunidade, vigor, força física e espiritual, clareza mental, bem-estar, entusiasmo e criatividade.
Ovular é um indicador de saúde!
Shukra, o tecido reprodutivo, significa Vênus, representando o amor e sua função em dar origem a um novo ser.
CICLO MENSTRUAL SAUDÁVEL
Segundo o Ayurveda, um ciclo saudável:
- ocorre uma vez por mês
- é vermelho brilhante sem coágulos e muco
- livre de dor
- livre de inchaço
- sem irritabilidade, depressão ou oscilações de humor
- é facilmente lavável sem deixar manchas
- não tem odor ruim
- quantidade moderada
PURIFICAÇÃO
O ciclo menstrual é uma oportunidade para o corpo eliminar biotoxinas (AMA) e elementos em excesso.
Podemos interpretar quais doshas estão em agravamento – VATA, PITTA e KAPHA – observando as características da menstruação.
Se houver desequilíbrios no fluxo menstrual, também encontraremos desequilíbrios semelhantes no corpo, pois o plasma é a base a partir da qual os outros tecidos são produzidos.
FASES DO CICLO
Cada fase do ciclo é regida por um dos doshas: VATA, PITTA e KAPHA
- Menstruação – fase VATA (ar + éter)
marcada pela secura, perda de fluidos, frio e leveza - Fase Folicular – fase KAPHA (terra + água)
momento de construção de tecidos, revestimento do endométrio e desenvolvimento do folículo ovariano - Fase Lútea – fase PITTA (fogo + água)
ovulação, marcada pelo aumento da temperatura basal
APANA VAYU
O fluxo menstrual é comandado por uma força energética chamada APANA VAYU
VATA comanda o sistema nervoso e a comunicação.
APANA VAYU é um dos subdoshas de VATA e promove o fluxo descendente na região pélvica: menstruação, evacuação e urina.
O desequilíbrio pode provocar bloqueios no fluxo menstrual, causando cólcias e outros problemas.
Regular o dosha VATA no tratamento é importante para um fluxo equilibrado, gerenciando o estresse e acalmando o sistema nervoso.
CUIDADOS GINECOLÓGICOS
O Ayurveda recomenda algumas terapias de uso tópico com aplicação de ervas e óleos medicados para tratamento de infecções e problemas ginecológicos.
- vaporização do útero e fumimgação vaginal
- enemas de limpeza e nutrição (Utara Basti)
- tampão vaginal (Yoni Pichu)
- emplastro vaginal (Yoni Lepana)
- óvulo vaginal (Yoni Varti)
- fluxo de calor com óleo medicado (Yoni Parisheka)
- pindas: trouxinhas de ervas aquecidas
ayurveda e o feminino
O Ayurveda oferece uma visão feminina da vida e de tudo o que ela contém. Representa uma abordagem inclusiva, tão incondicional quanto a Måe Natureza ou o arquétipo da Deusa da Mãe Natureza.
O Ayurveda é feminino em todos os aspectos e formas de terapia na Medicina Ayurvédica, a Mãe Divina se revela para aqueles que se aproximam com o bem-estar dos outros em mente”.
(Atreya)
O que você achou mais interessante da visão ayurvédica?
Se você quer regular o seu ciclo de forma natural, parar com o anticoncepcional, sofre com cólicas, TPM, endometriose, adenomiose, cistos, mioma, pólipos, candidíse e infecções, desconfortos do climatério e menopausa, esse programa pode te apoiar. Clique aqui para saber mais.
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
Conteúdo exclusivo no Instagram, atualizado diariamente.
Clica no ícone para seguir!