Cor do fluxo menstrual na Medicina Chinesa
O que a cor do seu fluxo menstrual diz sobre a sua saúde e fertilidade segundo a Medicina Chinesa?
Na MTC, o Sangue menstrual é conhecido como Água Celestial e é a base da saúde da mulher, portanto, a cor do fluxo pode ser usada como um guia para compreender a fertilidade.
Em média, a duração do ciclo é de 28 a 35 dias. Se a menstruação chegar mais cedo do que o esperado, considera-se que o Calor está causando o movimento do sangue e o Qi (energia vital) é incapaz de controlar o fluxo.
E se a menstruação chegar mais tarde, pode ser uma indicação de Deficiência de sangue ou Estagnação do sangue.
Além do tom da cor, podemos observar se o fluxo está mais líquido ou mais viscoso, com coágulos.
MEDICINA CHINESA
Veja abaixo as diferentes colorações e a relação com os padrões de desarmonia na Medicina Chinesa, incluindo outros sinais e sintomas.
VERMELHO CLARO
Geralmente essa coloração acontece em fluxos escassos. Se o sangue menstrual for aguado ou rosa, pode ocorrer dificuldade em produzir glóbulos vermelhos suficientes ou pode ser um indicativo de anemia, de uma dieta desequilibrada ou má digestão e absorção de nutrientes.
Também pode ser indicativo de baixos níveis de estrogênio.
Do ponto de vista da MTC, o sangue vermelho claro com consistência aquosa geralmente vem de uma deficiência de Qi do Baço.
A função do Baço é transformar os nutrientes dos alimentos em Qi e sangue. Um Baço fraco será incapaz de produzir sangue suficiente para um ciclo menstrual adequado.
Em relação à fertilidade, o tratamento com orientação alimentar e ervas pode ajudar a nutrir e tonificar o sangue para garantir que o revestimento endometrial seja espesso e rico para ocorrer a implantação do embrião para uma gravidez bem-sucedida.
Essa coloração também pode acontecer por 1 ou 2 dias durante o meio do ciclo e pode ser um sangramento de nidação, a implantação do embrião no endométrio, indicando uma gestação.
VERMELHO BRILHANTE
Se o sangue menstrual for vermelho brilhante, a temperatura do corpo pode estar afetando a qualidade do sangue. Se a temperatura corporal basal for muito alta na parte inicial do ciclo (acima de 36,6 ° C), o sangue terá uma tendência a ficar mais claro do que o normal.
Isso pode ser acompanhado por uma sensação de sede, dor de garganta, corrimento vaginal amarelo ou dor pélvica, irritabilidade e constipação.
A alta temperatura corporal também interrompe o período de ovulação, afetando a fertilidade.
VERMELHO CARMESIM
O ideal é que a cor do sangue seja vermelho carmesim, um sangue “fresco”, com pouco ou nenhum coágulo.
É a mesma cor que observamos no sangramento de um machucado.
VERMELHO ESCURO
Se a temperatura corporal basal for muito baixa, o sangue menstrual pode ficar com uma cor vermelha mais escura. Baixas temperaturas corporais podem causar lentidão na circulação sanguínea e contração da musculatura uterina. Isso pode gerar cólicas e coágulos sanguíneos.
Isso também pode acontecer devido à estagnação do Qi do Fígado, onde o fluxo suave do Qi é bloqueado. Esse quadro também pode gerar sintomas como TPM, sensibilidade nas mamas, irritabilidade e tendência a estressar-se facilmente.
O tratamento com alimentação, ervas e acupressão pode ajudar a ativar a circulação do Qi e do fluxo sanguíneo, aquecer os meridianos e dissipar o frio para aumentar as chances de fertilidade.
VERMELHO PÚRPURA
Em alguns casos, o sangue pode se apresentar como vermelho púrpura escuro e geralmente vem com grandes coágulos, cólicas intensas, agudas e pontiagudas e fluxo intenso.
Pode indicar altos níveis de estrogênio. Isso pode ser observado em mulheres com histórico de miomas e endometriose.
Mulheres com sangue menstrual muito escuro podem ter dificuldades em relação à fertilidade e concepção,
A Naturologia, a Medicina Chinesa e o Ayurveda podem apoiar o equilíbrio do ciclo menstrual e a regulação hormonal com um tratamento complementar ao acompanhamento médico.
Você tem observado como está o seu fluxo menstrual? E o que ele conta a respeito da sua saúde?
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
✨ Desenvolvi toda essa abordagem integrativa no programa terapêutico Ciclo Feminino Natural. uma programa completo a partir dos conhecimentos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Se você quer regular o seu ciclo de forma natural, parar com o anticoncepcional, sofre com cólicas, TPM, endometriose, adenomiose, cistos, mioma, pólipos, candidíse e infecções, desconfortos do climatério e menopausa, esse programa pode te apoiar. Clique aqui para saber mais.
E-book Cuide-se bem com Ayurveda
+ Nutrindo o Ciclo Feminino
+ Ervanário Feminino
Consultas
Saiba mais sobre o atendimento de Naturologia e Ayurveda na saúde da mulher.
Conecte-se nas redes sociais
Siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe conteúdo exclusivo.
Entre em contato
Blog
Siga no Instagram: