Naturologia e Ginecologia Natural
É uma graduação no Brasil que está produzindo pesquisas científicas na área das terapias naturais … então sabe aquele papo de que não existem evidências científicas? É só consultar a base MEDLINE, referência mundial em pesquisa, para se atualizar dos artigos científicos sobre o tema.
É uma graduação no Brasil que está produzindo pesquisas científicas na área das terapias naturais … então sabe aquele papo de que não existem evidências científicas? É só consultar a base MEDLINE, referência mundial em pesquisa, para se atualizar dos artigos científicos sobre o tema.
Há divergências também e vamos quebrar paradigmas! Por que não reconhecer conhecimentos que estão sendo praticados há 5 mil anos só porque não são frutos da civilização ocidental?
Olhar a saúde ginecológica como parte de todos os sistemas corporais, nos aspectos físicos, mentais, emocionais, espirituais, em vez de perpetuar uma visão fragmentada e mecanicista do corpo humano.
Alinhando teoria e prática
Um curso com estágio supervisionado faz toda a diferença entre ficar na teoria e prática, com carga horária mínima, que apresente estudos de casos, que integre a sabedoria tradicional e popular com os estudos científicos, que promova conhecimentos transdisciplinares e uma abordagem sistêmica e multidimensional do ser humano.
Saberes ancestrais
A sabedoria de erveiras e raizeiras está ancorada em muito estudo prático e observação da natureza e seus ciclos assim como a relação com as pessoas de sua comunidade e nos ensina a importância da humanização no atendimento em saúde.
Essa relação com as pessoas, que chamamos de interagência na Naturologia, é muito importante para o desenvolvimento profissional.
Então, a meu ver existe espaço para diferentes tipos de profissionais atuando com a ginecologia natural, mas com clareza sobre o seu âmbito de atuação.
Existem casos complexos que exigem uma equipe multidisciplinar e não devemos ser simplistas com promessas rasas e soluções rápidas e genéricas.
É importante conhecermos a nomenclatura correta. Ainda vejo por aí as práticas chamadas de terapias alternativas. O termo correto é Práticas Integrativas e Complementares, que fazem parte do programa PNPIC do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Se queremos conscientizar mais pessoas sobre os benefícios das terapias naturais, devemos estruturar melhor os cursos e a profissionalização, promover diálogos e abordar o tema com a seriedade que existe quando estamos lidando com a saúde e o bem-estar de outro ser humano.
COPYRIGHT © Jacqueline Guerra
Protegido por lei do Direito Autoral n° 9.610/98
Esse conteúdo foi produzido com muito carinho e dedicação
Agradeço o respeito aos direitos autorais!
✨ Desenvolvi uma abordagem integrativa no programa terapêutico Ciclo Feminino Natural. uma programa completo a partir dos conhecimentos da Naturologia, do Ayurveda e da Medicina Chinesa.
Se você quer regular o seu ciclo de forma natural, parar com o anticoncepcional, sofre com cólicas, TPM, endometriose, adenomiose, cistos, mioma, pólipos, candidíse e infecções, desconfortos do climatério e menopausa, esse programa pode te apoiar. Clique aqui para saber mais.
E-book Cuide-se bem com Ayurveda
+ Ervanário Feminino