Prepare-se para o Outono com Ayurveda
De acordo com os textos antigos do Ayurveda, “todas as doenças começam nas junções das estações”. A medicina milenar oriental acredita que o homem é um microcosmo que espelha o macrocosmo e o que acontece no meio ambiente também afeta nosso meio interno.
Portanto, seguir o fluxo dos ciclos naturais é uma forma de buscar a harmonia na saúde. Ir contra nosso ritmo circadiano gera estresse e afeta nosso relógio biológico e as funções do organismo. Assim, o Ayurveda ensina sobre a rotina diária (Dinacharya) e a rotina das estações (Ritucharya).
Pois então, vou dar uma prévia básica sobre a rotina de estação do Outono para você passar pelas mudanças climáticas que estão vindo com o sistema imune mais fortalecido.
PRINCÍPIOS DO AYURVEDA
Todo o universo e o corpo humano são formados pelos 5 elementos: Éter, ar, fogo, água e terra. E os cinco elementos podem ser combinados para formar os doshas : VATA, PITTA e KAPHA.
Os doshas compõem nossa constituição natal e precisam estar em equilíbrio para a nossa saúde. Se você não conhece, recomendo que leia o artigo Ayurveda: qual é o seu dosha? para compreender melhor.
Entre o final do verão e o início do Outono é natural o aumento do dosha VATA, em que predomina características como secura e frio, causando problemas como constipação, pele seca, dor nas articulações, fadiga, ansiedade, dificuldade de concentração.
DETOX OUTONO
Nesse período entre as duas últimas semanas do verão, é importante promover uma mudança de dieta e de estilo de vida gradualmente.
A alimentação varia principalmente de acordo com o dosha de cada pessoa. Mas, no geral, também precisamos adaptar a dieta acompanhando a estação.
Para essa transição, o Ayurveda recomenda uma dieta anti ama (toxinas), que consiste em uma monodieta de desintoxicação para eliminar os elementos que foram agravados em excesso no verão, entre 7 a 14 dias. Isso permite que o corpo repare, regenere e revitalize todos os órgãos, tecidos e sistemas – incluindo o estado mental e emocional.
A monodieta favorece o fogo digestivo (agni), um conceito muito importante no Ayurveda, já que a boa digestão é o principal fator para uma boa imunidade e uma boa saúde. Se estamos intoxicados, mesmo nos alimentando bem, não vamos absorver todos os nutrientes.
O intestino é o nosso “segundo cérebro”, pois lá temos cerca de 500 milhões de neurônios. 90% da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, é produzida no intestino. A medicina milenar já fala dessa conexão muito antes das recentes pesquisas da medicina moderna.
Um protocolo com ervas para desintoxicação também acompanha esse período e ajuda os órgãos de eliminação: fígado, rins, sistema linfático e pele.
Além disso, o tratamento orienta um detox emocional com práticas de meditação, respiração e yoga. Assim como as folhas começam a cair no Outono, é tempo de contemplar o ciclo passado, agradecer e deixar ir embora o que não é mais útil para a nova fase, movendo-se de uma fase mais expansiva para uma fase mais interiorizada.
Mudanças na alimentação e no estilo de vida
Mudanças na alimentação e no estilo de vida
O Ayurveda adota o princípio terapêutico “semelhante aumenta semelhante” e “os opostos equilibram”. O que significa isso?
Devemos adotar as qualidades opostas ao dosha que queremos apaziguar na alimentação, no vestuário, no ambiente, no comportamento.
O Outono é uma estação de transição para o Inverno, em que predomina o elemento Ar, e as características do dosha VATA como: frio, seco, áspero, leve, ventoso, irregular, sutil e claro.
Se no Verão, consumimos com frequência alimentos frios, saladas, frutas cruas para amenizar o calor; no Outono, precisamos escolher comidas quentes, pesadas, umedecidas, macias, oleosas, trazendo uma sensação de profunda nutrição, aquecimento, hidratação, estabilidade, rotina e aterramento.
- cozidos ricos em proteínas e untuosos servidas em temperatura quente.
- caldos, sopas
- gorduras boas como abacate, azeite de oliva, nozes, sementes, ghee (veja o artigo 6 benefícios do ghee para a saúde)
- vegetais no vapor
- cereais como aveia, quinoa, amaranto (preparados na consistência de cremes)
- temperos estimulantes suaves (açafrão, gengibre em pó, cominho, louro, coentro, cardamomo, manjericão, noz moscada, páprica, orégano, alecrim, sementes de mostarda)
- chás
No slide abaixo, veja duas dicas:
– chá de alcaçuz
– Golden Milk
Cada sabor tem um efeito em nosso organismo. Alimentos picantes, amargos e adstringentes aumentam a secura. Então, prefira os sabores doce, azedo e salgado.
Você pode preparar algumas frutas com características frias como a maçã e a pêra cozidas com canela e cardamomo.
Alimentos processados, açúcar e farinha branca devem ser evitados em todas as fases do ano, pois causam inflamação e afetam diretamente nosso sistema imune.
Essas são algumas recomendações gerais mas a alimentação sempre deve ser de acordo com a sua Prakriti (constituição natal), Vikriti (desequilíbrio atual ) e estação. Portanto, um naturólogo ou terapeuta ayuvédico podem orientar a melhor dieta caso a caso.
É uma fase também para moderar a prática de atividade física e dar preferência a exercícios leves como caminhar, nadar, yoga, tai chi, Qi gong.
Quem sofre de artrite, dores musculares, mialgia deve evitar a exposição ao frio e ao vento, mantendo o corpo sempre bem aquecido, principalmente pés, garganta e região lombar. Evite exposição ao vento, que aumenta o desequilíbrio do dosha Vata, aumentando os sintomas de secura e a dor.
O Yoga, ciência irmã do Ayurveda, também dispõe de ferramentas como os asanas (posturas físicas), pranayamas (técnicas de respiração) e meditação, que atuam no sistema psico-neuro-imuno-endócrino e proporcionam benefícios para o fortalecimento do nosso organismo.
Segundo o Ayurveda. Ojas é a nossa essência vital, uma substância que influencia nossa experiência física e emocional e determina nossa vitalidade, imunidade, vigor, sono, digestão, pele, humor e força física e espiritual. Link para o artigo que escrevi, dê uma conferida.
E, por último, vou citar alguns dos principais óleos essenciais que têm propriedade imunoestimulante: Eucalipto, Limão, Alecrim, Eucalipto, Olíbano, Melaleuca, entre outros.
Compreender em primeiro lugar, como perdemos nossa conexão com os ciclos naturais, é o primeiro passo para restaurar nossa saúde.
A intenção do artigo é mostrar que você pode se cuidar de maneira preventiva, com o objetivo não somente de evitar a doença mas de viver uma saúde plena, com vitalidade, disposição e bem-estar, afinal o Ayurveda é a ciência da longevidade.
Cuidar da sintonização com pensamentos elevados e um campo emocional equilibrado nos ajuda na proteção energética e física também.
TEXTO AUTORAL © Jacqueline Guerra
todos os direitos reservados
E-book Cuide-se bem com Ayurveda
+ Nutrindo o Ciclo Feminino
+ Ervanário Feminino
Consultas
Saiba mais sobre o atendimento de Naturologia e Ayurveda na saúde da mulher.
Conecte-se nas redes sociais
Siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe conteúdo exclusivo.